Os divertidos desenhos de Fernando Pereira - Santa Tereza Tem
Logo

Os divertidos desenhos de Fernando Pereira

A caricatura é uma velha conhecida do povo brasileiro, em que os caricaturistas têm nos políticos e artistas grande fonte de inspiração. O termo vem do italiano “caricare” (carregar, com um sentido de exagerar ou aumentar em proporção) e descreve essa forma de desenho que, além de retratar pessoas famosas, pode se mostrar uma maneira muito legal de homenagear algum conhecido.

É disso que vive o artista Fernando Pereira. Morador do bairro São Geraldo, Fernando está sempre em Santa Tereza, seja frequentando os bares, shows ou mesmo só pra passear, sentar na Praça e observar o movimento. Além disso, é colaborador voluntário do Santa Tereza Tem, onde faz ilustrações e caricaturas.

Ele começou a desenhar na adolescência e logo encontrou um talento para a caricatura, chegando a atuar free-lance para o jornal Estado de Minas, além de outros jornais menores.

Atualmente, a principal ocupação de Fernando tem sido atender aos pedidos de pessoas que pedem caricaturas de amigos, parentes, colegas de trabalho, buscando uma forma divertida de presentear alguém. “É um presente diferente, original, de baixo custo, que sempre agrada o presenteado. Tem gente também que usa a caricatura para fazer convites de casamento e aniversários”.

Convite de casamento

Fernando atua em eventos de empresas e aniversários, e também já teve uma atuação mais direta nas ruas, como quando participou do festival Comida di Buteco, mas hoje em dia a grande maioria dos seus clientes vêm pela internet. “A gente quase nem precisa sair de casa”, comenta ele.

Conversando na Praça Duque de Caxias, Fernando observa o prédio restaurado do antigo Cine Santa Tereza. Quando perguntado se a cidade precisa de mais espaços como este, ele responde: “Acho que, antes disso, precisamos usar melhor os espaços que já temos. É preciso um espaço maior, para grandes shows, mas se a prefeitura se unir à população, já melhora. Não adianta abrir os locais, se o público não souber usar”.

Sempre por Santa Tereza, claro ante da pandemia

Pintura

Apesar do trabalho com a caricatura, Fernando tem na pintura e na criação de charges outra face da sua arte. Autodidata, tem paixão por música e poesia, inspirando-se nelas para produzir suas obras, como é o caso da pintura “Cravo e Canela”, com letra de Ronaldo Bastos e música de Milton Nascimento; “O Trem Caipira”, baseado no poema de Ferreira Gullar. O outro lado do seu trabalho, a natureza morta, natureza e especialmente cavalos.

Você pode conhecer o trabalho de Fernando Pereira no site do artista. Instagram . Lá, é possível encomendar todo tipo de ilustração – ou você pode conversar com ele pelo telefone (31) 99116-2719.

Anúncios