40 ANOS DO 16º BPMG - Santa Tereza Tem
Logo

40 ANOS DO 16º BPMG

n38No dia 08 de janeiro, o 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM), em solenidade no auditório do Centro de Referência em Resíduos, no bairro Esplanada, comemorou seu quadragésimo aniversário.

 A história começou com a criação de um grupamento motorizado, a Patrulha Volante, embrião do futuro Batalhão de Rádio Patrulhamento, hoje denominado 16º BPM.

 Atualmente é Unidade de Execução Operacional diretamente subordinada à Primeira Região de Polícia Militar. Fica à Rua Tenente Vitorino nº 71, quase em frente à Praça Duque de Caxias. Tem como comandante o Tenente Coronel PM Robson José de Queiroz e conta com um efetivo médio de 700 policiais.

n39Apesar de instalado aqui, tem sob sua responsabilidade territorial, além de Santa Tereza, os 154 bairros, que compõem as regiões Leste, Nordeste e Noroeste de Belo Horizonte. Isto significa que estão sob a proteção dos policiais do 16º BPM bem mais que as 867.722 pessoas, que vivem nessas regiões, segundo dados do PNUD/2000 e da projeção populacional do IBGE/2009. 

 Durante a solenidade foram concedidas as honrarias Medalha de Mérito Militar nas categorias Prata (20 anos de serviços) e Bronze (10 anos); Prêmio Destaque para os policias com trabalhos relevantes nas áreas o operacionais e administrativas; homenagem aos ex-comandantes e amigos do 16º BPM, entre os quais a coordenadora do Polo Moveleiro da Silviano Brandão, Eliana Reis e o jornalista Luis Góes.

n40Cel. Robson José Queiroz, comandante do 16º BPM Cel.Queiroz ressalta a importância da unidade operacional  mais tradicional de toda PM, onde nasceram várias práticas de policiamento até hoje empregadas, como o radio patrulhamento.

 Ele diz que “em 40 anos, o batalhão modificou a estrutura que privilegiava os cidadãos que residiam nos limites da   Avenida do Contorno e  passou a atender toda população  da região metropolitana, levando-lhe segurança e proteção, fazendo frente à  criminalidade que existia na época”.

 Entretanto, ele analisa que tempo passou, a criminalidade mudou o perfil, a legislação mudou e hoje a cada dia um novo desafio é enfrentado, pois a sociedade é muito dinâmica. “É preciso, olhar o passado para enxergar o futuro e continuarmos a prestar bons serviços e fazer um trabalho de qualidade, apesar das dificuldades existentes”, finaliza Informações e foto antiga: 16º BPM.

Anúncios