Clube da Solidariedade - Santa Tereza Tem
Logo

Clube da Solidariedade

n6

Clube de Mães Alegria une diversas mães do bairro para levar solidariedade e nova perspectiva de vida para outras mães, mulheres carentes da região, há 40 anos.

Apenas com uma ideia na cabeça e amor no coração, Lourdes Mercês do Bom Conselho Xavier, a Dona Lourdes,moradora de Santa Tereza, onde nasceu, há 85 anos,  buscou apoio do padre José Maria Bakker, então dirigente das obras sociais da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha.

n7

 Com seu apoio, cedendo-lhe uma casa, pertencente à paróquia, para sede da organização, a ideia começou a tomar corpo.

Assim, as voluntárias convidaram 23 mulheres de baixa renda da então Favela dos Coqueiros, onde hoje está a Avenida dos Andradas. A elas foi apresentada a perspectiva de aprender uma profissão, aumentar a renda familiar e permitir-lhes a emancipação financeira. Elas toparam o desafio e assim começou o Clube Mães da Alegria.

D. Lourdes explica a origem do nome: “as reuniões, onde são ensinados os ofícios de artesanato, bordado, crochê, corte e costura e culinária, sempre são muito festivas”. Daí, uma das primeiras alunas sugeriu o nome do grupo: “ Clube Mães Alegria”.

n8

 A partir dessas 23 alunos, ela conta que o trabalho cresceu e, nessas quatro décadas, 1378 mulheres carentes já foram beneficiadas diretamente pelos trabalhos desenvolvidos. “Os ofícios aprendidos dão condições às alunas de complementar a renda da família, abrindo caminho para a emancipação. Elas saem com uma profissão como costureira, cozinheira, bordadeira, entre outras. A boa ação das voluntárias passa ainda por oficinas sobre economia doméstica, cuidados com a saúde, higiene, limpeza e educação dos filhos”..

Os recursos para manter a obra vêm da comercialização dos trabalhos feitos (colchas, toalhas, roupas de cama e outras peças) em bazares realizados duas vezes por ano, perto do dia das mães e do Natal. . Se, depois de pagar as contas e adquirir material para as aulas, sobra algum dinheiro, este é destinado a creches, asilos e hospitais. Além disso, as alunas que podem, contribuem com uma pequena quantia simbólica para cobrir as despesas de água e luz.

Atualmente, 14 voluntárias ensinam suas habilidades às alunas. Para marcar os 40 anos e como reconhecimento do trabalho voluntário, o Clube de Mães Alegria, por meio de sua fundadora, Lourdes Mercês, foi homenageado pela Câmara Municipal com Diploma de Honra ao Mérito.

 D. Lourdes diz que o Clube está de portas abertas a quem quiser conhecer o trabalho, se tornar monitora ou aluna. As visitas podem ser feitas durante as reuniões na sede do Clube, à Rua Pirolozito, 96, toda quarta-feira, à tarde. No momento, ela completa: “estamos precisando de uma monitora para crochê. É só entrar em contato pelo telefone 3461.7916”.

Anúncios