Santa Tereza Tem

2º Lacan na Academia da AML, discute “A obscena Senhora D.” de Hilda Hilst

Ana Lucia Lutterbach _Espaço TerraBeatriz_ Foto Lenise Pinheiro

2º Lacan na Academia da Academia Mineira de Letras com a psicanalista Ana Lucia Lutterbach e a poeta Beatriz Azeredo

Considerada uma das maiores escritoras da língua portuguesa do século XX, Hilda Hilst e sua obra carregam diversos assuntos a serem debatidos. Pensando nisso, o segundo encontro “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura” do ano, programa da Academia Mineira de Letras em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais, apresenta a palestra “A obscena Senhora D.: escrita e corpo”. Esta edição traz a psicanalista Ana Lucia Lutterbach e a poeta, compositora e multiartista Beatriz Azevedo como convidadas. A palestra será transmitida ao vivo pelo Youtube da instituição, no dia 28 de outubro, quarta, às 20h, ao vivo.

A partir da leitura de “A Obscena Senhora D.”, da autora Hilda Hilst, o encontro propõe avaliar e discutir as relações entre a escrita e a psicanálise no tratamento dado ao real. A psicanalista Ana Lucia Lutterbach explica que o corpo é atravessado e se constitui a partir da língua que cria ilhas de gozo sem sentido, escrito no corpo como Letra. “Alguns, como Hilda Hilst, incluem em sua escrita este real indizível. Este é o ponto que gostaria de explorar do ponto de vista da psicanálise”, ressalta.

Sobre as palestrantes
Ana Lucia Lutterbach
é Psicanalista, Membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e do Instituto de Clínica do Rio de Janeiro. Doutora em Teoria Psicanalítica UFRJ, Mestre em Filosofia UFMG, Pós-graduação em Letras UFMG.
Beatriz Azevedo é poeta, compositora, multiartista. Doutora em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Literatura Comparada pela USP Universidade de São Paulo. Pesquisadora de Pós-Doutorado da UNICAMP Universidade Estadual de Campinas e FAPESP. Estudou música no Mannes College of Music em Nova York e dramaturgia na Sala Beckett em Barcelona.

SERVIÇO
Palestra “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura – A obscena Senhora D: escrita e corpo” – com Beatriz Azevedo e Ana Lucia Lutterbach
Data: dia 28 de outubro, às 20h, ao vivo.
Acesso: https://www.youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras