PM convida moradores para reunião em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

 PM convida moradores para reunião em Santa Tereza

 PM convida moradores para reunião em Santa Tereza, dia 15/05

Diante de várias denúncias de furtos, assaltos e reclamações em grupos de whatzap sobre a segurança do bairro, o Santa Tereza Tem procurou o Ten. Cel. Cintra, comandante do 16º Batalhão para conversar sobre o assunto. Junto com o Major Câmara, o comandante falou sobre algumas ações preventivas que vêm sendo realizadas e convidou os moradores de Santa Tereza para uma reunião, onde quer ouvir todas as reivindicações da comunidade e em conjunto traçar estratégias para melhorar a segurança.

Sobre a Reunião: dia 15 de maio, terça-feira, 19h, no auditório do 16º Batalhão da PM.

O comandante Ten. Cel. Cintra, que assumiu o comando do 16º BPM este ano faz o convite: “Aguardamos todos os moradores de Santa Tereza, pois quanto mais informações a PM obtiver, melhor para traçar as estratégias de prevenção”.

Comandante Cintra e o Major Câmara

Ele explica que as ações são planejadas para determinada área, baseadas nas estatísticas nos boletins de ocorrência (BO), mas a conversa pessoal com os moradores é fundamental.  “A PM age baseada na demanda da comunidade, então a presença física das pessoas, relatando os fatos e dando sugestões é tão importante quanto fazer um Boletim de Ocorrência (BO). É mais importante ainda do que por meio da mídia social ou dos grupos de segurança de whatzap. É conversando com o cidadão, especialmente se vítima de algum delito, que conseguimos mais informações para direcionar as ações. Por isso, convidamos todos os moradores, especialmente aqueles que foram vítimas de algum crime, para conversarmos, pegarmos mais informações e traçar estratégias conjuntas”, ressalta o Cel. Cintra.

Segundo ele, depois deste primeiro encontro, a ideia é já deixar marcado um segundo, para avaliação dos resultados, se houve melhora, se não, e o que é preciso modificar ou acrescentar.

O comandante ressaltou ainda que “há coisas que dependem só da PM, mas outras que complementam a questão da segurança não, como por exemplo a iluminação das ruas. Já estamos providenciando um mapeamento das ruas de Santa Tereza que estão mal iluminadas e escuras. Precisam de poda de árvores e troca de iluminação. Depois disso vamos procurar a Regional Leste, que é nossa parceira, para providenciar a troca de lâmpadas e podar as árvores”.

Estatísticas

Segundo o Major Câmara, responsável pela 20ª Cia da PM, que atende 15 bairros e entre eles Santa Tereza, pelas estatísticas houve 40% de redução nos crimes por aqui. “Os números e a estatística não mentem e posso afirmar que em Santa Tereza houve uma redução de 40% dos crimes. Redução, pois crime zero é impossível em qualquer lugar do mundo”.

Daí ele ressalta a importância de se fazer o Boletim de Ocorrência BO por menor que seja o dano. “Às vezes a vítima pensa: pra que fazer o BO, não vou reaver meu bem roubado. Mas não é só isso. A estatística é uma das ferramentas utilizadas para saber onde e que tipo de crimes está acontecendo. Eu recebo um mapa mostrando o local de maior incidência, então pra lá que vou dirigir os esforços. Se não recebo informações de outras áreas é porque está tudo bem. É claro que vamos intensificar as ações nos bairros dos quais recebemos mais informações, mais demandas,  inclusive aquelas que nos são passadas pessoalmente. Por isso a importância de se fazer o BO e também procurar a gente aqui no Batalhão pessoalmente. As vezes a vitima fala fiz um BO e nada aconteceu. O que significa isso? Não recuperou o bem, aconteceu de novo com ela, aconteceu com outra pessoa? Por isso é fundamental que a comunidade troque informações pessoalmente com a PM. As reuniões é uma das formas. Mas se quiser, uma pessoa ou um grupo pode nos procurar, que será uma prazer recebe-los”.

Sobre a base móvel

Base Móvel da PMMG na Praça Duque de Caxias

Sobre o fato de a Base Móvel ficar estacionada apenas na Praça Duque de Caxias, Major Câmara explicou o seguinte: “a ideia é que a Base seja referência da comunidade no caso de alguém precisar de algum apoio, por exemplo, um registro, uma intervenção, uma informação. O objetivo é que a comunidade saiba que PM vai estar no local, para atender a população em um horário fixo, de 14h as 00h, período de maior demanda. Entretanto, a base é só um incremento do portifólio do serviços oferecido à população. Complementando, temos duas motocicletas, viaturas circulando e operações. Só neste ano foram realizadas 302 operações aqui em Santa Tereza”.

Uma notícia boa que o Major divulgou é que policiamento a pé será aumentado e que vai voltar a ronda de bicicleta no bairro.

Serviço
Reunião dos moradores com a PM
Data e hora: dia 15 de maio, terça-feira, às 19h
Local: 16º Batalhão da PM, à Rua Tenente Vitorino 71

Anúncios