Divina Banda estreia em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Divina Banda estreia em Santa Tereza

Divina Banda estreia em Santa Tereza, em grande estilo, no dia 10 (sábado)

Homenageando os 50 anos de carreira do músico Marilton Borges, bloco Divina Banda conta com bateria conduzida por Maurício Tizumba e banda liderada por Rodrigo Borges, agitando as ruas com temas do Clube da Esquina aos Novos Baianos. E não poderia ser em outro local a estreia  da Divina Banda, pois o homenageado, Marilton Borges, vive em Santa Tereza, desde que nasceu, foi presidente da Associação Comunitária do bairro e sempre declara seu amor por Santê.

A iniciativa, segundo Rodrigo Borges, um dos criadores do bloco,  “é uma homenagem aos 50 anos de carreira do músico e agitador cultural Marilton Borges, que além de tudo é meu pai” . Para isso  Rodrigo Borges (voz e violão) escalou uma banda formada pelos amigos e instrumentistas Ian Guedes (guitarra), Juliano Nunes (baixo) e Mauro Beléu (bateria), além do próprio Marilton (teclado). Já a bateria do bloco, apelidada de “Tereza, beleza”, conta com a luxuosa condução do mestre Maurício Tizumba – em alguns momentos o artista também subirá ao trio para entoar temas seus e outros clássicos da música mineira.

“Homenagear os 50 anos de música do meu pai, tocar com grandes e amigos e grandes músicos e ainda por cima celebrar o Carnaval de Belo Horizonte trazendo pras ruas de Santa Tereza a tradição do Tambor Mineiro é um prazer e uma honra que só poderia se traduzir em música feita com o coração”, diz  Rodrigo Borges.

Rodrigo e Marilton Borges – Foto – Júlia Duarte

O objetivo da Divina Banda é a partir de agora ser presença garantida nos carnavais de Belo Horizonte, além de realizar eventos mensais a partir de março. Concebida para ser uma bateria democrática, envolvendo toda a população interessada, a “Tereza, beleza” também seguirá com ensaios sempre às quartas, às 20h, no Tambor Mineiro. O custo para participar da oficina/ensaio é de R$ 30, com meia-entrada para integrantes da bateria. Em 2018 o projeto pretende levar as oficinas pra rua, de forma gratuita.

A Divina Banda também apoia o Coral Mater Ecclesiae,  que apresenta os meninos cantores de Santa Luzia, projeto social capitaneado por  Tavinho Bretas.

Divina Banda!

Quase três décadas antes da explosão do Carnaval em BH, nos já longínquos anos 1990, um grupo de amigos, capitaneados por Marilton Borges, utilizava a amizade e a paixão pelo bairro de Santa Tereza como vetor para

Famosa Banda Santa, que teve Marilton Borges com um dos seus idealizadores Foto: arquivo do Marilton

agitar a multidão e imortalizar umas das mais criativas manifestações culturais que o carnaval das alterosas já produziu: a Banda Santa. Em cima do Trio Elétrico era possível ver uma cena muito parecida com a que novamente nos acostumamos a vivenciar nos quatro dias de folia da capital: o povo nas ruas ocupando os espaços públicos e fazendo a festa na base da alegria, da garra, da criatividade e do espírito de coletividade.

Foi pensando nessa tradição, mas com os olhos no futuro, que o filho mais velho de Marilton, Rodrigo Borges, ao lado de sua mulher, a arquiteta Marina Cambraia, e do tio dela, o médico Antônio Quintella, resolveram trazer de volta às ruas da cidade a essência dos grandes encontros musicais forjados na vontade de tocar junto e de celebrar a vida com os amigos. E que amigos! Ian Guedes, Juliano Nunes e Mauro Beléu formam junto a Marilton e Rodrigo o coração da Divina Banda, com Maurício Tizumba puxando a banda “Tereza, Beleza”.

No alto do trio, ou no palco, esses grandes artistas prometem desfilar um repertório com o que de melhor se produziu na história da música popular brasileira. Cabe de tudo do melhor nessa banda que tem a cara do Brasil que a gente ama, chegando com tudo pra mostrar a força e a energia dos “tambores de Minas”. A Divina Banda nasce misturando tradição e modernidade, com formato que promete aquecer ainda mais o carnaval de BH e, porque não, os carnavais do Brasil e do mundo.

SERVIÇO

 Desfile da Divina Banda em Santa Tereza
Data: 10 de fevereiro (sábado)Santa Tereza
Hora: Concentração: 10h, na rua Mármore, esquina com rua Gabro/ Saída: 12h
Itinerário: Rua Mármore, Rua Tenente Durval, Rua Tenente Vitorino, Rua Quimberlita, Rua Bocaiúva, Rua Divinópolis.
Duração do cortejo: 3h –
Matéria relacionada – Abram Alas pra Divina Banda chegar

Anúncios