Prefeitura fala sobre a transferência do Museu da Imagem e do Som - Santa Tereza Tem
Logo

Prefeitura fala sobre a transferência do Museu da Imagem e do Som

Servidores rejeitam mudança do acervo do MIS para o MIS Cine Santa Tereza. PBH argumenta a favor

Na última terça-feira (2), a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou investimento de R$ 1,375 milhão na reforma e na revitalização do MIS Cine Santa Tereza, para adequá-lo a receber o Museu da Imagem e do Som (MIS).   A  proposta do executivo é deslocar a sede do Museu (acervo, equipe e atividades) – desde 2008, instalada à Avenida Álvares Cabral, 560 – para o espaço multiuso do MIS Cine Santa Tereza, que atualmente recebe mostras, festivais, seminários, exposições e eventos da comunidade do bairro.

 Contrários à ordem, os servidores do Museu e do Cine Santa Tereza escreveram uma Carta Aberta à Sociedade Civil de Belo Horizonte, onde expõem a preocupação com impactos relativos à preservação do acervo do Museu, à proteção do imóvel tombado em Santa Tereza e ao acesso da população às atividades culturais realizadas nas duas unidades.

Na sexta-feira, 5 de maio, o Portal Santa Tereza Tem publicou a reportagem Prefeitura quer mudar sede do Museu da Imagem e do Som para o Cine Santa Tereza, em que ouviu uma servidora do MIS, um profissional do setor audiovisual e o presidente da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza , contrários à transferência. Tentamos contato e não obtivemos resposta da Prefeitura até o fechamento. Nessa segunda-feira, 8, Yuri Mello Mesquita, diretor do arquivo e dos museus e centros de referência da Fundação Municipal de Cultura, respondeu aos questionamentos. Confira a entrevista abaixo:

Yuri Mello Mesquita, da FMC/PBH

Santa Tereza Tem (STT) – Qual a justificativa para a mudança, já que a PBH está sem recursos, como anuncia o prefeito na imprensa. Por que retirar o Museu de um local e adequado à preservação do acervo e gastar com a reforma de outro revitalizado recentemente?

Yuri Mello Mesquita (YMM) – A Prefeitura vem buscando otimizar os diversos espaços públicos da cidade é é diretriz da administração municipal garantir todas as políticas públicas com eficiência. No caso do Museu da Imagem e do Som (MIS), a prefeitura administra dois imóveis: um na Avenida Alvares Cabral, outro no bairro Santa Tereza. Diante desse cenário, foi projetada uma junção das duas atividades do MIS em um único imóvel: o do Santa Tereza. Essa junção, naturalmente, vai melhorar a prestação de serviço ao cidadão, que poderá ter acesso, no mesmo endereço, tanto à memória, formação e difusão, quanto ao único cinema público de rua da cidade. Dessa maneira, a casa da Alvares Cabral poderá ter outra ocupação, reduzindo os gastos da PBH com aluguel. O recurso para obra do MIS Cine será de verba federal, não faz parte do orçamento da FMC.

STT – Qual será o espaço tomado no MIS Cine Santa Tereza para receber o acervo, as  atividades de formação, visitas e administrativo do Museu?

YMM – Todo acervo tridimensional, filmográfico, fotográfico e textual será transferido assim que as novas reservas técnicas estejam prontas e climatizadas. São cerca de 90.000 itens. Todo o espaço da casa será adaptado no Cine Santa Tereza. As salas serão climatizadas, inclusive as de trabalho, com móveis adequados e novos. As reservas técnicas vão manter toda estrutura, inclusive os detectores de fumaça, controle de temperatura e com sistema de vigilância.

STT – As obras de adequação do prédio do Cine Santa Tereza evam em conta que trata-se de um bem cultural protegido pelo Patrimônio da cidade?

YMM – Sim, o projeto passará pelo Conselho de Patrimônio.

STT – Quais as intervenções previstas no prédio do MIS Cine Santa Tereza, projetado pelo arquiteto italiano Raffaello Berti e inaugurado em 1944? A prefeitura vai garantir a preservação desse bem cultural e não descaracterizar sua arquitetura original?

YMM – Sim, além disso, o foyer será adaptado para arquitetura art deco, respeitando o projeto inicial de Berti, com nova pintura, luminárias e exposição de cartazes.

STT – – Qual a previsão de início e tempo de duração da obra?

YMM – Todo processo deve durar de 5 a 6 meses.

Espaço Multiuso do Cine Santa Tereza, com exposição

STT – A vinda para o Cine Santa Tereza vai eliminar o espaço multiuso e impedir que o equipamento receba nesta área exposições, festivais e seminários, inclusive já agendados para 2017?

YMM- A agenda da sala multiuso será adaptada e poderá ser recebida em outro espaço no Cine, o  projeto está em fase inicial, pretende-se manter todas as atividades.

STT – A mudança pode acarretar diminuição do atendimento às escolas (considerando as ações educativas previstas para os dois espaços)?

YMM – Depois do término da obra, os atendimentos de todos os setores poderão ser mantidos normalmente.

STT – Tal mudança vai possibilitar que o acervo e as ações formativas das duas unidades do MIS continuem crescendo?

YMM – Sim, será previsto crescimento de acervo e de ações formativas e de educação patrimonial.

STT – Quais as vantagens e garantias a população de Belo Horizonte pode ter, caso ocorra essa mudança?

YMM – A garantia é de que todas as particularidades do MIS e do MIS Cine Santa Tereza estão sendo levadas em consideração nos estudos técnicos. O acervo só sairá do MIS após todos os critérios técnicos serem respeitados no novo espaço. Além disso, após a mudança, as atividades podem ser potencializadas no novo espaço.

Anúncios