Mercado de Santa Tereza tem novos representantes - Santa Tereza Tem
Logo

Mercado de Santa Tereza tem novos representantes

Mercado de Santa Tereza tem novos representantes da sociedade civil na Comissão que discute a ocupação do espaço junto à Fundação Municipal de Cultura

Plateia Cine

Plenária da reunião pública elegeu os novos membros

A eleição de novos membros, para recomposição da Comissão para Discussão do Projeto de Ocupação do Mercado de Santa Tereza, foi realizada na Reunião Pública desta segunda-feira, 3 de outubro, no MIS Cine Santa Tereza. Para preencher as cinco vagas disponíveis, foram apresentadas seis candidaturas, feitas em dupla de titular e suplente. Os candidatos se apresentaram e expuseram os motivos do interesse em fazer parte da comissão, diante da plenária de aproximadamente 100 pessoas.

Embora não fosse um critério do edital, os candidatos se organizaram em segmentos econômicos, de forma a garantir a representatividade do setor artístico, do artesanato e da agricultura familiar presentes na discussão sobre a ocupação do antigo Mercado. O bairro Santa Tereza continua representado em duas das chapas, ocupadas por integrantes da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) e do Movimento Salve Santa Tereza.

Nova composição

Com a eleição dos novos membros, a Comissão para Discussão do Projeto de Ocupação do Mercado de Santa Tereza terá como representantes da sociedade civil:

Titular: João Bosco Alves Queiroz
Suplente: Ilca Morais

Membros Novos Comissão Mercado

Marcos, Wilson, Diego, Rosilaine e Luciano são os novos membros da Comissão

Titular: Karine Carneiro
Suplente: Lincoln Barros

Titular: Marília Bizzoto
Suplente: Marcos Luiz da Cunha Jota (novo membro)

Titular: Diego Gamarra (novo membro)
Suplente: Wilson Avelar (novo membro)

Titular: Rosilaine Oliveira Teodoro (novo membro)
Suplente: Luciano Difant (novo membro)

Da parte do poder público estão representantes dos órgãos: Fundação Municipal de Cultura (FMC), Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano (SMAPU) e Secretaria de Administração Regional Municipal Leste.

Papel da Comissão

A Comissão para Discussão do Projeto de Ocupação do Mercado de Santa Tereza foi formada no início de 2016, por demanda do movimento Salve Santa Tereza e a ACBST, que reivindicam que a gestão do espaço seja compartilhada entre poder público e a população de Belo Horizonte. A composição dela é paritária, sendo metade dos representantes ligados ao poder público (órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte) e a outra metade de representantes da sociedade civil. O grupo realiza reuniões mensais com o objetivo de discutir a ocupação do Mercado Distrital de Santa Tereza, que tem gestão da Fundação Municipal de Cultura. De acordo com membros da Comissão, alguns temas que estão em discussão atualmente são a abertura de um edital de ações para ocupação da área externa do Mercado e a criação de um plano diretor para o local, feito a partir de diagnóstico apurado pela Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano (SMAPU) por meio de pesquisa com a comunidade do bairro.

Anúncios