Santa Tereza elegerá associação no próximo domingo - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza elegerá associação no próximo domingo

No próximo domingo, 5 de junho, a população de Santa Tereza terá a chance de eleger seus representantes pelo biênio 2016 – 2018, por meio da Eleição da Diretoria da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), que ocorrerá na Praça Duque de Caxias, entre 8h e 16h. Até o dia 27 de maio, as inscrições de chapa estiveram abertas, mas só foi inscrita uma: a Chapa Viva Santa Tereza, que pretende continuar o trabalho iniciado em 2014, quando foi eleita. Novamente sendo chapa única, a diretoria espera pelos resultados da eleição, como na última vez, que foram computados mais de 500 votos para a atual chapa.

Eleição ACBST 2014_PRAÇA

Eleição da diretoria em 2014 teve mais de 500 votos. Foto: Eliza Peixoto

O portal Santa Tereza Tem abre espaço para a Diretoria da ACBST, que faz uma avaliação de sua atuação e anuncia a proposta para o próximo biênio. Confira no texto abaixo:

Por Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) – Chapa Viva Santa Tereza:

Fazendo um balanço da gestão 2014-2016 podemos relacionar uma série de ações realizadas pela Associação Comunitária de Santa Tereza que contribuíram para melhoria do nosso bairro.

1) Acompanhamos os trabalhos da implantação do sistema de vídeo monitoramento, obra escolhida pelos moradores para ser implantada através do orçamento participativo. Este sistema já está sendo instalado e deve iniciar seu funcionamento em setembro próximo.

2)  Fazendo parte também do Orçamento Participativo, vem sendo realizada a melhoria da Rua Conselheiro Rocha na proximidade da estação do metrô, obra que contou com a participação efetiva do Sr. Adilson.

3) A Associação Comunitária tem representação na Comissão Paritária organizada pela Fundação Municipal de Cultura que trata da utilização do Mercado de Santa Tereza. No momento, está sendo discutido o edital que estabelece a forma e os meios para ocupação de sua área externa.

4) Estamos insistindo em criar uma comissão com representantes dos moradores e movimentos do bairro junto à coordenação do Cine Mis Santa Tereza, recém inaugurado, com o intuito de que seu uso atenda aos anseios dos moradores e artistas do bairro.

5) Reivindicamos à Regional Leste maior atenção às praças, o cuidado com os jardins e sua manutenção em geral.

6) Santa Tereza é um bairro turístico, com muitos bares e restaurantes, assim, a coleta de lixo deve ser tratada de forma diferenciada. Estamos atentos às manifestações da população para que encontremos a forma e horários ideais para esse trabalho, que, segundo relatos de moradores, ainda deixa a desejar.

7)  Estamos cobrando da prefeitura  a remoção dos carros abandonados que estão espalhados pelas ruas, uma reivindicação antiga dos moradores.

8) Com o empenho do Movimento Salve Santa Tereza, Associação Comunitária e a Fundação de Cultura, está sendo criado um escritório com estagiários, que terão a supervisão de professores da Faculdade Izabela Hendrix, com a finalidade de atender aos proprietários dos imóveis indicados para tombamento e esclarecer-lhes as dúvidas quanto aos seus benefícios e responsabilidades.  Esse escritório tem também o objetivo de agilizar tais processos para que os proprietários possam usufruir, o quanto antes, dos benefícios que a lei  lhes garante. Serão 4 estagiários remunerados e 12 voluntários.

9) Sabemos que a questão de segurança depende do trabalho constante dos governos em   criar mecanismos para diminuir a desigualdade social.  Incentivando a educação e atendendo aos mais pobres em suas necessidades básicas, poderão promover a inclusão social, o que faz reduzir a miséria e a criminalidade. Mas, neste momento, nossa população está sendo vítima de constantes assaltos, inclusive com agressões físicas, quando nossos idosos são atacados violentamente. A Associação está atenta e, para isso, vem promovendo assembleias e mantendo constante diálogo com moradores, autoridades competentes e com o 16º Batalhão da Polícia Militar. Na última assembleia, Natália, moradora da Rua Tenente Durval, criou um grupo no WhatsApp “Segurança em Santa Tereza” para facilitar a comunicação. Quem desejar fazer parte do grupo deve entrar em contato com ela.

10) Nessas assembléias, temos  tratado também das reclamações sobre os barulhos nos bares  durante a noite. Assim, dialogamos com moradores e com o responsável por esse setor, José Carlos Costa, Gerente da Fiscalização da Regional Leste.

11) A prefeitura nos informou que as obras do Posto de Saúde à Rua Anhanguera devem começar em breve, uma vez que as desapropriações necessárias já foram feitas.

Próxima gestão (2016 – 2018)

Começamos, agora, esta nova gestão com uma diretoria renovada e esperamos continuar trabalhando com seriedade e atenção aos problemas já existentes no bairro, e aos que por ventura surgirem, contando com a participação da comunidade e buscando soluções  junto aos órgãos competentes.

Pretendemos fazer uma reforma no Estatuto da Associação que tem sua versão em outubro de 1989 e encontra-se desatualizado.

Aguardamos a participação de moradores e comerciantes do bairro Santa Tereza na votação para eleição da diretoria da ACBST no próximo domingo, 5 de junho, entre 8h e 16h, na Praça Duque de Caxias, para reafirmarmos nosso compromisso de continuar lutando por melhorias no bairro.

Composição da Chapa Viva Santa Tereza – Nº 2 (Gestão 2016 – 2018):

Presidente: João Bosco Alves Queiroz

Vice-Presidente: Antônio Marcos de Oliveira

1º Secretário: Ilca Moreira Morais

2º Secretário: Conceição Amaral Andrade

1º Tesoureiro: Ana Leonel Queiroz

2º Tesoureiro: Pedro Caldeira de Barros

Conselho Consultivo e Deliberativo

1 – José Marcio Honório

2 – Orlando Junior de Siqueira

3 – Kerison Lopes

4 – Vanessa Albergaria

5 – Gabriel Guedes

Conselho Fiscal

1 -Teresa Cristina do Prado Staccioli

2 – Roberto Fausto da Silva

3 – Hércules Nadalin Guidi

Suplentes do Conselho Fiscal

1 – Maria Guiomar da Cunha Frota

2-  Henrique Bocelli Falcone Nunes Soares

3 – Nivaldo Benedito Bicalho

 

Data da eleição: 05 de junho de 2016, de 8h às 16h

Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza

Levar: comprovante de endereço e identidade

Anúncios