Ajude a realizar sonho da Vila Dias - Santa Tereza Tem
Logo

Ajude a realizar sonho da Vila Dias

Ajude a realizar sonho da Vila Dias, participando de mutirão e/ou doando materiais para a revitalização de áreas especiais para a comunidade

Oasis Vila Dias3
Metodologia do Jogo Oásis é aplicada na Vila Dias. Fotos: Lucas Hallel

No próximo final de semana, dias 2 e 3 de abril, a comunidade da Vila Dias, localizada no bairro Santa Tereza, vai receber um mutirão comunitário para revitalizar o Campo de Futebol da Associação Esportiva Santa Tereza (A.E.S.T) e da Pracinha próxima à Estação do Metrô Santa Efigênia, ambas na Rua Conselheiro Rocha. Trata-se de uma ação solidária construída por voluntários,  comunidade de Santa Tereza e Belo Horizonte está convidada a participar.

A ação faz parte do Oásis Belo Horizonte, um coletivo colaborativo, que transforma espaços que valorizem a comunidade e as pessoas que nela vivem e convivem diariamente. A revitalização do campo e da praça, principais espaços de lazer dos moradores da Vila Dias, é um sonho da comunidade, que se tornará realidade, caso a ação seja bem-sucedida.

Oasis Vila Dias4
Trabalho é feito com envolvimento da comunidade

O desafio foi iniciado no dia 19 de março na Vila Dias, a partir do “Jogo Oásis Colaborativo”, metodologia do Instituto Elos, de São Paulo, com apoio do grupo de voluntários Guerreiros Sem Armas. A metodologia, criada em 2009, é um jogo de mobilização comunitária, que movimenta talentos e recursos para transformar ambientes e comunidades, por meio da materialização de sonhos coletivos. “A intenção é transformar o mundo com sete passos, de forma totalmente cooperativa. Buscamos ajuda de empresas, do poder público e da comunidade do entorno para ajudar na construção desses espaços de convivência segura e participação coletiva. Qualquer pessoa que tenha talentos e queira ajudar nessa construção é bem-vinda!”, explica Lucas Alves, guerreiro sem arma e coordenador da ação.

Jogo Oásis Colaborativo

Como em um jogo real há etapas a serem vencidas e em todas elas são envolvidas as pessoas da comunidade a ser transformada. Veja como funciona:

 

Sonho coletivo

Oasis Vila Dias6
Campo de futebol tem importância afetiva para a Vila Dias

Concluídas as primeiras etapas da metodologia na Vila Dias, o sonho comum identificado foi dar mais vida ao campo, que já formou nomes para o futebol brasileiro e é usado constantemente pela comunidade. Além disso, a pintura dos muros, revitalização do jardim da estação do metrô e construção de um parquinho para as crianças. Para realizar este sonho, o mutirão, que vai atuar nos próximos dias vai executar: pintura dos muros, limpeza do terreno, poda da grama em torno do campo e da pracinha, construção de brinquedos de pneu e madeira, construção de banco de madeira para a área de convivência, plantação de jardins e floreiras, pintura da pracinha do metrõ, dos postes e meio fios, troca do alambrado do campo.

Todos os materiais são captados por meio de doação coletiva, envolvendo diversos parceiros e colaboradores. Assim todo bairro de Santa Tereza, moradores e comerciantes estão convidados a participar, não só colocado em prática seus talentos (carpintaria, serralheiros, pedreiros, pintores, arquitetos, artistas plásticos, gente de boa vontade), mas doando material ou recursos financeiros. O material pode ser entregue ao Peão, presidente da Associação dos Moradores da Vila Dias, à Rua Conselheiro Rocha, 1250 (prédio azul ao lado da estação do metrô Santa Efigênia) ou combinar um horário e local para ser buscado.   Contatos: Lucas Alves – Oásis BH – 99102.8558 / oasisbelohorizonte@gmail. Peão: 97356 3281.

Lista de doação – Materiais necessários:

Oasis Vila Dias1

Tinta Acrílica (base  d’água) cor Azul – 36 litros
Tinta Acrílica (base  d’água) Vermelha – 36 litros
Tinta Acrílica (base  d’água) Amarela – 36 litros
Tinta Acrílica (base  d’água) Amarela – 36 litros
Tinta   Acrílica (base  d’água) Verde – 36 litros
Tinta Acrílica (base  d’água) Branco – 72  litros
Tinta a óleo    – Azul 7,2 litros
Tinta a óleo    – Vermelho 7,2 litros
Tinta a óleo    – Rosa 7,2 litros
Tinta a óleo    – Verde 7,2 litros
Tinta a óleo    – Amarelo 7,2  litros
Tinta Spray Preto + bicos 15 latas
Tinner  ou Água Raz  (2L) 6  latas
Cal Virgem  (para  pintura) 300  kg
Rolo  para  pintura  de  Lã (grande) 4 unid.
Pinceis (tamanhos  variados) 10  unid.
Broxa 5   unidades
Tambor  de    metal  (para   fazer   latas   de       lixo) 4 tambores
Pallet 40 unid.
Pneus (Tamanhos   variados) 50  unid.
Toras de Eucalipto  ou outra   madeira (aprox. 3m) 3  unid.

Corda (para balanço de parquinho) 30 metros
Areia 2  metros
Brita 2 metros
Cimento 100 kg
Parafusos grandes 2 sacos
Pregos grandes 2 sacos
Terra   vegetal adubada 250kg
Mudas de arbustos (azaleias, hibisco,   alamanda,    trepadeiras,  cobertura de solo, etc.)
Mudas de flores (espécies mais resistentes) 200 unid.
Luvas para trabalho externo – 10 pares
Pacote de sacos de lixo (100 litros) 1Unid.

Oasis Vila Dias - Destaque

Ferramentas Genéricas  (para   emprestar) – Leve a sua se for participar do Mutirão:
Serra  elétrica circular  (Maquita) 1
Serra  tico-tico 1, Furadeira  elétrica 1
Carrinho de Mão 5
Pás- 5
Enxada 5
Rastelo 3
Cavadeira (Boca de lobo) 3
Picareta 3
Alavanca 2
Colher de Pedreiro 2
Kit Ferramentas de jardinagem 6
Esquadro 1
Latas  e baldes 10, 8 vassouras, 2 escadas, 3 chaves de fenda, 4 martelos, e uma caçamba para lixo recolhido.

Local de entrega doações: GASS – Rua Conselheiro Rocha, ao lado da passarela da Estação Santa Efigênia, no bairro Santa Tereza.
Para quem: Lucas Alves – fone 99102-8558 / Peão – fone 97356 3281.
Participe do Mutirão comunitário: Dias 2 e 3 de abril, sábado e domingo, na Vila Dias (Rua Conselheiro Rocha, ao lado do GASS, Santa Tereza).

Anúncios