A história de Tatyana Zille - Santa Tereza Tem
Logo

A história de Tatyana Zille

A história de Tatyana Zille, desistir, jamais

tatyana2 copy
O sorriso mostra a alegria e a força da vida

Nunca desistir. É assim que começa a história de fé e superação de Tatyana Zille, um exemplo de que, se você desiste no meio do caminho,  não conquistará o que deseja. Apesar das limitações que a vida lhe trouxe, ela foi capaz de sonhar, superar e tornar o sonho realidade.

Tatyana nasceu prematura, com cinco meses e meio de gestação, e viveu por 50 dias em uma estufa.  Durante o parto, esteve por 29 segundos sem respirar, o que lhe causou paralisia cerebral e suas consequências. Esses detalhes, que não impediram aquele bebê, hoje uma mulher adulta, de realizar inúmeras coisas, são apenas para contextualizar essa história,  Por exemplo, estudou espanhol pela escola de língua espanhola DELE, da Universidade de Salamanca, da Espanha, onde passou por um processo seletivo concorrido no Consulado Espanhol de Belo Horizonte. Já trabalhou desenvolvendo produtos personalizados para venda, e agora faz um curso de design gráfico para produzir folders, propagandas e capa de livros.

Aos 35 anos, ela traz um lindo sorriso, que exibe sua alegria de viver e sua força. “Tenho uma amiga que sempre fala que, se não fosse essa cadeira de rodas, ninguém me segurava! Até nas redes sociais o pessoal fala que eu faço muita coisa, e eu sempre respondo que não faço nem 10% do que eu gostaria!”

Moradora de Santa Tereza, ela adora a Praça Duque de Caxias e o clima aconchegante do bairro. As dificuldades não impediram Tatyana  frequentar a escola. Estudou no Ceame (Centro de Estudo ao Menor Especializado) e na Escola Municipal Prof. Lourenço de Oliveira, à Rua Salinas, onde foi incentivada a se dedicar à literatura. Ela conta que, na adolescência, passou por um difícil  período de aceitação de sua deficiência. “Nessa fase, uma das professoras de português, a Cibele, me emprestou o livro “A Rosa de Hiroshima”, que despertou em mim a paixão pela literatura e, como eu já gostava de me expressar, escrever foi o passo seguinte”.

tatyana 1
Ela procura agora uma editora para publicar seu novo livro, “Rosa & Chocolate”

Para ela tudo é motivo de inspiração. “Busco inspiração no que acontece a minha volta e no dia-a-dia. Livros, assuntos que vejo na internet, tudo que está dentro da área literária é motivo para escrever”.

Admiradora de clássicos da literatura e dos livros espíritas, seu autor favorito é José de Alencar. “Li praticamente todos os seus livros, mas os favoritos são ‘Senhora’, ‘Lucíola’ e ‘O Guarani’. Gosto também de Chico Xavier e Inácio Ferreira. Na religião consegui compreender e aceitar melhor minhas limitações”.

Desde os 15 anos, Tatyana escreve poesias, que estão organizadas e catalogadas em seu computador. Com incentivo dos amigos e da família, veio a ideia de publicar o livro, O Jardim Suspenso, uma coletânea de poesias, o primeiro de muitos livros que ela pretende lançar. Pela frente, ela tem o desafio de lançar seu segundo livro, Rosas & Chocolate, um romance fictício, que conta uma história de superação. No momento, ela busca uma editora que abrace essa ideia e apoie sua publicação.

Palavras que Semeiam

Tatyana mantém um canal no Youtube Palavras que Semeiam, com o intuito de divulgar a literatura em si. “Hoje em dia, infelizmente temos poucas coisas ligadas ao incentivo da literatura”, explica ela. Com ajuda de seu irmão Thompson, Tatyana faz postagens semanais. Mesmo o canal sendo novo, com um pouco menos de dois meses, os vídeos são bem aceitos e já causam repercussão, sendo curtidos, comentados e compartilhados.  Além do youtube também usa outras redes sociais, como o Facebook, Instagram e Snapchat. Fez até um curso de gerenciamento de redes para saber divulgar seu canal na internet.

Para Tatyana, suas conquistas não são méritos apenas dela, mas também das pessoas que estão a sua volta e lhe ajudam. “O sucesso nunca é sozinho, ele é compartilhado. Depende de todas as pessoas envolvidas para que possa acontecer”. A escritora carrega consigo o desejo de mostrar, por meio da sua história, que a pessoa com deficiência pode ter uma vida com qualidade.  “A grande lição de vida que eu posso passar é nunca desistir, porque se você desiste, você não chega a lugar nenhum”.

Conheça o canal Palavras que semeiam

Anúncios