Reunião de moradores abre as portas do Cine Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Reunião de moradores abre as portas do Cine Santa Tereza

Foi muito produtiva a Assembleia Geral de moradores de Santa Tereza, realizada nessa segunda-feira (24/11), no espaço do antigo Cine Santa Tereza.

A reunião foi realizada no antigo Cine Santa Tereza, que se tornará museu e tem abertura prevista para agosto/2015. Fotos: Eliza Peixoto

O encontro organizado pela Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza contou com a participação de cerca de 40 moradores. Eles debateram questões relevantes para o dia a dia do bairro, passando por saúde, segurança, cultura, ocupação do espaço público e exercício da cidadania. O site Santa Tereza Tem cobriu a assembleia e faz aqui um resumo dos principais assuntos debatidos neste encontro.

Febre Chikungunya

Diante da exposição sobre a Febre Chikungunya, em palestra proferida por José Marcos Furquim Werneck Santiago, da Gerência de Controle de Zoonoses da RegionalLeste, os moradores ficaram assustados  ao saber que a doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o aedes aeghyptis, e causa fortes dores nas articulações – quadro que pode se tornar crônico e perdurar por até três anos. “Em Minas Gerais há dois casos confirmados da doença, um em Matozinhos e outro em Coronel Fabriciano. Em Belo Horizonte há 13 notificações, mas ainda não há casos confirmados”, contextualizou o gestor, acrescentando que são considerados grupos de maior risco as gestantes, as crianças, os idosos e os portadores de doenças crônicas.

Apresentação sobre a Febre Chikungunya deixou moradores em alerta
Apresentação sobre a Febre Chikungunya deixou moradores em alerta

Segundo o especialista, não há vacina para a Febre Chukungunya, assim como também não há para a dengue. A prevenção consiste em medidas simples, mas que dependem do envolvimento de toda a população.

“A receita é eliminar toda e qualquer forma de acúmulo de água parada dentro e fora de casa. Além disso, se cada um conversar com o vizinho e repassar as informações acerca da prevenção, podemos conseguir baixar a proliferação do mosquito e  as chances de contaminação das doenças”, recomenda José Marcos.

Cine MIS Santa Tereza

O segundo tema debatido foi o futuro do antigo Cine Santa Tereza, que recentemente teve concluída a obra de restauração executada como medida compensatória pela empresa Vale e se tornará Museu da Imagem e do Som (MIS), ligado ao Centro de Referência Áudio-visual (CRAV) do município. João Bosco Alves Queiroz, presidente da ACBST, explicou que juntamente com o Movimento Salve Santa Tereza, a Associação expôs à prefeitura a proposta de que a gestão do novo equipamento cultural seja compartilhada com a comunidade do bairro Santa Tereza. “A ideia é garantir que a comunidade possa frequentar este espaço e também ajudar a compor a programação, por meio da produção de suas artes e resgaste de suas histórias”, conta João Bosco.

Gilvan Rodrigues e João Bosco abriram a discussão sobre o Cine
Gilvan Rodrigues e João Bosco abriram a discussão sobre o Cine

Gilvan Rodrigues Santos, do CRAV, já assumiu a função de gestor do novo museu e explicou que a abertura dele está prevista para agosto de 2015. “O espaço público tem mesmo que ser apropriado pela população e há mecanismos para que isso ocorra. Tomemos como exemplo os conselhos de participação popular, tal como o de saúde”, defendeu.

Questionado sobre o motivo da demora em disponibilizar o espaço para a cidade, ele respondeu: “Há ainda uma série de providências a serem tomadas e que estão em curso, como a afixação de extintores e sinalização de segurança com a devida aprovação do Corpo de Bombeiros, a compra de equipamentos para a exibição de filmes e cadeiras adequadas para este fim, contratação de equipe para assumir as diversas funções no espaço, via concurso público, entre outras, que envolvem burocracia e requerem tempo para serem resolvidas”.

Enquanto isso, conforme garantiu o gestor, o espaço será cedido para a realização das reuniões mensais da Associação, sempre à última segunda-feira do mês.

Ação questiona uso ilegal do Mercado

Ação
Ação civil pública vai questionar uso irregular do Mercado 

Durante a reunião, os diretores da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza expuseram ao público a intenção de ajuizar uma ação civil pública questionando o uso do Mercado Distrital de Santa Tereza pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Esse uso está previsto em contrato firmado entre a empresa e a prefeitura, há quase dois anos.

A alegação é de que o convênio fere a lei de Área de Diretrizes Especias (ADE) do bairro e por isso é ilegal, como explicou o advogado Joviano Mayer, participante do Movimento Salve Santa Tereza: “A ação fará o pedido de constatação da ilegalidade do convênio entre PBH e Fiemg para a construção de uma escola automobilística no espaço do Mercado e da liberação do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) para a flexibilização da ADE”. Apresentada a proposta, houve votação e os participantes concordaram com o ajuizamento, que será feito nos próximos dias. 

Operação Urbana Consorciada

Outro assunto abordado foi a Operação Consorciada Urbana, projeto de política urbana elaborado pela PBH para o biênio 2015 – 2016, que está sendo exposto em encontros regionais abertos à população.

Tanto diretores da Associação quanto representantes do Salve Santa Tereza que acompanham o processo demonstraram preocupação e desconfiança em relação ao evento. “A prefeitura não abriu processo participativo por ser boazinha, mas em resposta às inúmeras ações públicas e protestos que teve de enfrentar em razão da forma que tentou impor o projeto ‘Nova BH’, que por meio da parceria público-privada beneficiava somente a especulação imobiliária, autorizando a verticalização da cidade. Observamos, no entanto, que a nova proposta trouxe pouquíssimas mudanças em relação à anterior (Nova BH), o que nos faz desacreditar e encarar este instrumento com visão bem crítica”, alerta o morador Joviano Mayer, do Movimento Salve Santa Tereza.

Matérias relacionadas:

Dengue e Febre Chikungunia: mosquito agora representa perigo duplo

Novidades sobre o Cine Santa Tereza

 O Mercado Distrital poderia ser assim todo dia!

Mercado distrital é incluído em área de proteção

Participe da Reunião do Compur e debata o destino do Mercado Distrital de Santa Tereza

Anúncios