Sempre Um Papo recebe Isabelle Anchieta e Mônica Waldvogel - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Sempre Um Papo recebe Isabelle Anchieta e Mônica Waldvogel

Sempre Um Papo recebe a socióloga para debate e lançamento de livro

O Sempre Um Papo recebe a socióloga Isabelle Anchieta para o debate e o lançamento da trilogia sobre as “Imagens da Mulher no Ocidente Moderno” (Edusp). Fruto de oito anos de pesquisa, a obra revela as ambiguidades e estereótipos da representação feminina.

O evento contará com a participação da jornalista Mônica Waldvogel, entrada gratuita com tradução em Libras. Pede-se a doação de livros literários novos ou usados para o projeto de bibliotecas comunitárias do Sempre Um Papo.

Remontar os primórdios da individualização e humanização da sociedade do Ocidente Moderno por meio das imagens da mulher - este foi o cerne do estudo realizado pela socióloga Isabelle Anchieta. Ao longo de oito anos, ela mergulhou em uma intensa pesquisa teórica e de campo, na qual se debruçou por pinturas, esculturas, panfletos noticiosos e filmes dos arquivos de bibliotecas da Alemanha e Suíça, museus da Europa e até dos estúdios de Hollywood.

Isabelle Anchieta - Foto: Tony Yaa

Composta por três volumes, a obra de Isabelle Anchieta fundamenta e até se confunde com o início da cultura ocidental moderna e, não ao acaso, seu recorte temporal e geográfico é o Ocidente moderno. Entre as diversas imagens femininas, a socióloga priorizou aquelas que se popularizaram no Ocidente por meio de estereótipos: a bruxa, a índia tupinambá canibal, Maria, Maria Madalena e as estrelas hollywoodianas.

Para facilitar a leitura dos três volumes separados ou na ordem que melhor convier ao leitor, a autora oferece uma apresentação geral que se repete nas publicações e oferece uma visão de conjunto das obras que integram a série. Além disso, cada volume contém, ainda, uma introdução e uma conclusão específicas, que conferem a ideia da unidade e do conjunto da obra.

Serviço
Dia 12 de março, quinta-feira, às 19h30
Local: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537, Centro
Entrada gratuita. Haverá tradução em Libras
Aceita-se doação de livro literários novos ou usados que serão encaminhados à bibliotecas comunitárias.
Informações: 31 32611501

Anúncios