Sempre Um Papo com João Cândido Portinari - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Sempre Um Papo com João Cândido Portinari

Sempre Um Papo com João Cândido Portinari que fala do pai e lança livro póstumo de poemas

O Sempre Um Papo recebe João Cândido Portinari criador do Projeto Portinari e Presidente da Associação Cultural Candido Portinari, para o debate e o lançamento do livro póstumo do pai, “Poemas de Portinari”, reeditado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em nova edição ilustrada. A obra é comemorativa dos 40 anos do Projeto Portinari. Nos últimos anos de sua vida, já consagrado como o grande pintor brasileiro, Candido Portinari passou a escrever poesia, sem a pretensão de publicar. Foi por insistência do amigo Antonio Callado que decidiu aprovar a publicação de uma coletânea, que saiu em 1964, dois anos após a morte do autor, pela José Olympio Editora. O evento será no dia 10 de setembro, terça-feira, às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, com entrada gratuita.

A primeira edição saiu sem ilustrações, conforme determinara Candinho, que não queria se aproveitar da boa fama de pintor para vender o livro. Nesta reedição da Funarte, porém, uma vasta pesquisa foi empreendida pelo Projeto Portinari para encontrar as pinturas mais apropriadas para ilustrar os poemas. O resultado é um belíssimo livro ilustrado, com poesia e pintura inspiradas nas memórias da infância do artista em Brodowski (SP). Preservada a seleção dos poemas preparada por Antonio Callado, o Projeto Portinari alterou levemente a disposição dos textos e fez alguns acréscimos, a partir de minuciosa comparação com os manuscritos originais de Candinho. A organização original dividiu os poemas em três grandes partes: a primeira sobre a alegria do menino no interior paulista; a segunda sobre os medos da infância; e a terceira, de cunho social, sobre a revolta que o homem feito sentiu ao se dar conta dos horrores da fome e da miséria. A nova edição vem acrescida de uma quarta parte, Odes, em que Portinari tece homenagens poéticas. Os textos de abertura históricos de Manuel Bandeira e Antonio Callado foram mantidos e a nova edição traz ainda uma nova apresentação de Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras. Com a reedição, o Projeto Portinari comemora 40 anos de empenho na preservação e difusão da obra do grande pintor brasileiro Candido Portinari.

João Candido Portinari é Ph.D. pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT. Fundador do Departamento de Matemática da PUC-Rio em 1967. Filho do pintor Candido Portinari, em 1979, criou o Projeto Portinari, trabalho universitário de equipe multi-disciplinar, empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização de um vasto acervo documental sobre a obra, vida e época do pintor Candido Portinari (1903-1962). É também Presidente da Associação Cultural Candido Portinari, sucedendo ao seu primeiro Presidente, o Professor Afonso Arinos de Mello Franco.

Serviço
Dia 10 de setembro, terça-feira, às 19h30
Local: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1537, Centro/BH.
Informações: 31 32611501

Anúncios