Mostra Janela de Dramaturgia - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Mostra Janela de Dramaturgia

Mostra Janela de Dramaturgia – Edição Manisfesto

20 ago, 2019 as 20:00 13 dez, 2019 as 20:00

Livre

Começa na próxima terça, dia 20 de agosto, n’A Central (antigo Café do Centoequatro), a edição especial da Janela de Dramaturgia, tradicional mostra anual de dramaturgia contemporânea, que acontece em Belo Horizonte desde 2012.

A abertura é com Dramaturgias escritas em tempo real, pelos dramaturgos e curadores da mostra, Anderson Feliciano e Marina Viana.

A Mostra tem apresentações nos dias 20 de agosto, 27 de agosto, 17 de setembro, 22 de outubro, 12 de novembro e 10 de dezembro. Sempre às 20h

Foto/crédito Athos Souza

Uma das principais iniciativas voltadas para a divulgação e fomento de novos autores de teatro no Brasil, a mostra promove a leitura performática de textos teatrais inéditos, seguida de bate-papo com os dramaturgos. O evento é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com o patrocínio da Instituto Unimed-BH.

A edição desse ano recebe o título de Edição Manifesto. Dez artistas/coletivos foram convidados a escrever uma peça-manifesto, de tema e conteúdo livre, inspirados na ideia e forma de um manifesto.

O público confere o resultado dessa experimentação a partir de agosto. Até o fim do ano, uma vez ao mês, dois autores apresentam na mesma noite seus textos, sempre um autor de Belo Horizonte e outro de outra região do país.

Artistas participantes

Entre os artistas locais que estão na programação, destaca-se a atriz, diretora de teatro e ativista Cida Falabella, eleita vereadora em 2017 pelo Psol, e a Academia Transliterária, coletivo de artistas trans que recentemente foi censurado na 5ª edição da Virada Cultural em Belo Horizonte.

A programação inclui ainda artistas de quatro estados do país: São Paulo, Bahia, Pará e Paraná. Dentre esses artistas estão a dramaturga paulista Dione Carlos, que ainda este ano representou o Brasil na Grécia para as comemorações do Dia Internacional da Língua Portuguesa e integrou a coletânea Dramaturgia Negra, lançada pela Funarte; a dramaturga paranaense Leonarda Glück que lançou em 2016 o livro “A Perfodrama de Leonarda Glück – Literaturas Dramáticas de Uma Mulher (Trans) de Teatro”.

A programação conta ainda com mais de dez artistas, críticos e pesquisadores que estarão como mediadores e provocadores do bate-papo entre autores e público; além de críticos convidados que publicarão no site do projeto resenhas sobre as peças apresentadas.

Clique aqui e veja a programação completa

Serviço
Mostra Janela de Dramaturgia
Datas: 20 de agosto, 27 de agosto, 17 de setembro, 22 de outubro, 12 de novembro e 10 de dezembro. Sempre às 20h
Entrada franca
Local: A Central –  Praça Rui Barbosa, 104 – Centro
Facebook


Detalhes

Início:
20 agosto as 20:00
Final:
13 dezembro as 20:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , , ,

A Central

Praça Rui Barbosa, 104 – Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30180-001 Brasil
+ Google Map

Anúncios