Mostra Ciclo Víctor Eric - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Mostra Ciclo Víctor Eric

7 maio as 20:00 11 junho as 20:00

O Instituto Cervantes de Belo Horizonte e a Fundação Clóvis Salgado, exibem a mostra de cinema “Ciclo Víctor Erice”, no Cine Humberto Mauro. A mostra apresentará uma seleção de obras do renomado diretor espanhol, Víctor Erice, abrangendo diferentes momentos de sua carreira.

Mesmo com uma pequena filmografia, Erice é reconhecido mundialmente. Seu último longa, lançado 30 anos depois do anterior, foi um marco no mundo do cinema, com estreia mundial na seção Cannes Premiere do 76º Festival de Cinema de Cannes. Ao longo da vida, o diretor recebeu homenagens em Locarno, foi membro do Júri de Cannes, além de ganhar os prêmios do Júri e da Crítica no Festival.

Será exibido um filme por semana, àss terças-feiras, até o dia 11 de junho, e propõe apresentar o trabalho de Erice de forma ampla, desde os trabalhos para a Escola de Cinema e seus curtas, até os seus longas mais conhecidos, como o “O Espírito da Colmeia”(1973) e “O Sul” (1983). Além da exibição dos filmes, haverá duas atividades formativas e uma entrevista exclusiva com o cineasta espanhol Jaime Chávarri, mediada por Victor Guimarães, crítico, programador e professor de cinema. A entrevista será publicada na plataforma Cine Humberto Mauro Mais.

SOBRE VÍCTOR ERICE 

Víctor Erice é um dos principais diretores do cinema espanhol moderno. Nascido em 1940, em Carranza, Espanha, Víctor Erice estudou cinema em Madrid, onde começou trabalhando como roteirista e crítico. Em 1960, ingressou na Escola Oficial de Cinematografia e se formou em Direção Cinematográfica. Ao todo, possui quatro longa-metragens, sendo o primeiro “O Espírito da Colmeia” (1973), premiado com a Concha de Ouro no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, além de diversos curta e média-metragens. 

SOBRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS

Duas atividades fazem parte da programação do Ciclo Víctor Erice: uma sessão comentada e uma palestra. Juntas, elas formam um encontro entre três cineastas: Erice, Dumans e Henrique. Trata-se também de um encontro cultural entre países distintos, entre perspectivas artísticas diversas. 

A sessão comentada abriu a mostra no dia 7 de maio e foi enfocada no filme “O Espírito da Colmeia”. Dumans retorna dia 4 de junho para ministrar uma palestra sobre a obra de Erice como um todo, oferecendo um panorama abrangente da estética do diretor espanhol e dos temas que caracterizam seu trabalho: a ideia é fornecer ao público uma jornada aprofundada sobre o olhar cinematográfico de Victor Erice.

SERVIÇO 

Integral Víctor Erice

Dia: de 7 de maio até 11 de junho (todas as terças-feiras)

Horário: 20h 

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes 

Av. Afonso Pena, 1537

Entrada gratuita

Mais informações: https://belohorizonte.cervantes.es/es/default.shtm

instagram.com/institutocervantesbh/

Os desafios

Programação

Terça (7/5)
20h – O Espírito da Colmeia (El espíritu de la colmena, Victor Erice, ESP, 1973) | 14 anos | 1h34
Sessão comentada por João Dumans

Terça (14/5) 
20h – Os Desafios (Los Desafíos; Víctor Erice, Claudio Guerrín Hill, José Luis Egea; ESP; 1969) | 14 anos | 1h42

Terça (21/5) 
20h – O Sul (El Sur, Victor Erice, ESP-FRA, 1983) | 14 anos | 1h35

Terça (28/5) 
20h – O Sol de Marmelo (El sol del membrillo, Victor Erice, ESP, 1992) | 2h13

Terça (4/6) 
20h – Los días perdidos (Víctor Erice, ESP, 1963) | 41min
+ PALESTRA ministrada por João Dumans 

Terça (11/6)
20h – Fechar os Olhos (Cerrar los Ojos, Victor Erice, ESP-ARG-2023) | 14 anos | 2h49

Livre

Cine Humberto Mauro

Avenida Afonso Pena,
Belo Horizonte, Minas Gerais , 30130-0040 Brasil
+ Google Map
(31) 3236-7400

Anúncios