Homenagem a Orides Fontela - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Homenagem a Orides Fontela

9 julho as 19:00 20:30

Poeta brasileira é homenageada por Alcides Villaça no Letra em Cena

Orides Fontela, referência na poesia brasileira de tendência contemporânea, é a grande homenageada do Letra em Cena do mês de julho. Quem fala sobre a poeta é Alcides Villaça, também poeta, ensaísta e crítico literário. O Letra em Cena acontece no próximo dia 9 de julho, terça-feira, às 19h, no Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no Sympla

Um dos maiores estudiosos da obra de Orides Fontela, Alcides Vilaça ressalta a singularidade da homenageada: “Fontela é uma grande poeta, que nos chama para a altura do seu espírito, lá onde ela se liberta das convenções pessoais, da apreensão dos fatos cotidianos, dos dados da sua própria biografia para construir e expressar o que ela encontra de fundamental em sua consciência sensível do mundo. Um mundo que ela sabe, como poucos, organizar com palavras certeiras, por meio de alguns símbolos clarividentes e essenciais”. É essa potência poética que  ele pretende ressaltar em sua apresentação. “Atravessar uma poesia tão orgânica como a de Orides é uma experiência a um tempo intelectual e afetiva, que engrandece quem a lê. É o que tentaremos vivenciar, lendo e comentando alguns poemas seus”.

Sobre a homenageada

Reconhecida em premiações como o Jabuti de Poesia, Orides Fontela nasceu em São João da Boa Vista (SP), em 1940, e faleceu em 1998. Formada em Filosofia, trabalhou como professora e bibliotecária escolar. Sua poesia foi influenciada por momentos de penúria financeira e crises depressivas. Sua obra compreende os livros: Transposição (1969), Helianto (1973), Alba (1983), Rosácea (1986), Trevo (1988), Teia (1996), Poesia Reunida (2006) e Poesia Completa (2015).

Serviço
Letra em Cena – Orides Fontela
Palestrante: Alcides Villaça, poeta, ensaísta e crítico literário
Data: 9 de julho, terça-feira
Horário: 19h
Local: Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Classificação livre
InscriçõesGratuitas no site da Sympla.

Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube

Rua da Bahia 2.244 – Lourdes
Belo Horizonte, Minas Gerais Brasil
+ Google Map

Anúncios