Festival Durante - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Festival Durante

22 set, 2023 as 18:00 23:30

Uma noite dedicada a performances artísticas, bate papo e celebração. Na próxima sexta-feira, o Festival Durante, na Gruta em um evento gratuito e diverso. Serão três performances das artistas Eli Nunes Monteiro, Sara Não Tem Nome e Thalita Motta Melo. 

O Festival Durante é um evento de performance que acontece desde 2016, em Belo Horizonte. Idealizado por um coletivo de artistas, busca aproximar a arte contemporânea do público. Nele, várias performances acontecem simultaneamente, durante um período de tempo específico. “Um dos principais objetivos é descentralizar a arte, tornando-a acessível a todos.

O evento ultrapassa os espaços tradicionais das artes, promovendo ações educacionais artísticas e atividades inovadoras” conta Cesco Napoli, um dos integrantes. “A performance é o ponto central do Festival Durante,. Ela possibilita a expansão dos processos criativos e conceituais, alcançando um público mais amplo e estimulando uma abordagem crítica e perceptiva”, completa. 

Programação: 
18h/ 20h30 (performances dos três artistas selecionados)
20h30 (bate papo com artistas e público)
21h até 00h (festa)

Sobre as performances

  • Jandires, Eli Nunes Monteiro

Um corpo ambíguo e confuso, calcado a pedras e plástico, em sua transmasculinidade se constrói e destrói, frente aos olhos de transeuntes sádicos. Ao se inflar, explodir e como revide, atacar, escancara as portas do cis-tema que te oprime desde séculos passados, revelando camadas de sonho e subjetividade.

  • Cálice de pedra, Sara Não Tem Nome 
Sara não tem nome – Foto:Julia Baumfeld

A performance “Cálice de pedra” faz referência direta à ditadura militar brasileira e ao governo Bolsonaro. Nesta ação, um karaokê é montado com as principais músicas que denunciaram a ditadura e o período do governo Bolsonaro. As músicas serão cantadas pela performer e pelo público em uma espécie de Karaokê, com uma televisão onde a letra das músicas será exibida juntamente de imagens emblemáticas que marcaram esses períodos históricos.

  • Refluxo – a cidade que me habita é a mesma que me rasga a pele, Thálita Motta Melo

Em ‘Refluxo a cidade que me habita é a mesma que me rasga a pele’ há duas forças disputando um território. De um lado, um corpo de uma mulher protegido por uma estrutura em tecido, uma coberta. Do outro, um homem aponta uma mangueira acionada pelo caminhão pipa. A batalha do corpo contra a água rasga a proteção, expõe ao risco e ao invisível das cidades.

Serviço

Festival Durante,
Local: Gruta – R. Pitangui, 3613c – Horto
Data: 22 de setembro
Horário: 18h 
Entrada gratuita

https://www.instagram.com/festivaldurante

SOBRE O DURANTE,

O “Durante,” é um festival de performance que teve sua primeira edição em 2016. Ele foi criado em Belo Horizonte, por um coletivo de artistas, com o intuito de aproximar a arte contemporânea do público geral. Um espaço de tempo é demarcado e nele várias performances são apresentadas simultaneamente, para, em um segundo momento, acontecer um bate papo entre os artistas, estudantes e público. Foram realizadas onze edições, todas com entrada gratuita e abertas ao público, com a participação de mais de 50 artistas.

“O festival sempre buscou discutir questões atualizadas da arte de forma inclusiva e participativa, fomentando ações educacionais e atividades artísticas propositivas que transcendem os espaços padronizados, habituais e oficiais das artes, descentralizando o acesso à arte e ao conhecimento produzido por ela” explica Cesco Napoli, um dos idealizadores.

Assim, uma vez que o universo das artes normalmente fica restrito aos muros da academia, a possibilidade de expandir, descentralizar e dar acesso ampliado aos processos de criação e conceituação gera uma ação inclusiva – perceptiva e crítica – sobre a capacidade da arte atual atingir o público em geral. 

Sua 13ª edição acontece em três etapas, durante o segundo semestre de 2023, em agosto na Virada Cultural, em setembro na Gruta e em outubro na Casa do Baile.

 Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Livre

A Gruta

Rua Pitangui, 3.613C, Horto
Belo Horizonte, Minas Gerais Brazil
9669-1603 e (31) 9731-4356

Anúncios