Exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura” - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura”

26 novembro as 08:00 1 março as 17:00

Livre

Exposição refaz caminhos percorridos por italianos que migraram para América do Sul

Começa nesta terça, dia 26 de novembro, na Casa Fiat de Cultura a exposição “Percorsi Italiani: 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura”. A mostra reúne objetos, vídeos e mais de cem imagens para resgatar os fluxos migratórios da comunidade italiana e sua contribuição na construção da memória e da identidade no Brasil e na Argentina.

A construção de Belo Horizonte carrega, em sua essência, traços da italianidade – tão fortes na cultura brasileira como um todo. Os imigrantes italianos começaram a chegar em Minas Gerais no final do século XIX e as marcas desse povo podem ser vistas até hoje na indústria, no comércio e na vida cotidiana, nas ruas, nos edifícios e nas casas construídas por arquitetos, pedreiros, pintores e construtores vindos da Itália, com o objetivo de encontrar mais oportunidades. A cidade que nascia de forma planejada unia-se ao sonho italiano de uma nova vida, marcando a cultura de BH para sempre. No momento em que a capital mineira completa 122 anos, a exposição “Percorsi Italiani” mostra como a imigração italiana repercute na vida da cidade.

Ao todo, serão exibidas mais de 100 imagens e fotografias históricas
provenientes de acervos do Museu da Imigração (Arquivo Público de São Paulo), do Museu Histórico Abílio Barreto, do Arquivo Público Mineiro, do Centro Storico FIAT e da FCA Group Argentina. Como numa viagem pelo tempo, cada cena permite que sejam revividos importantes marcos, costumes, objetos, instituições, eventos, estéticas e estilos, referentes às mais diversas épocas. De modo único, a exposição propõe, afinal, que os visitantes experimentem o forte entrelaçamento entre as tradições italianas, a Fiat e a vida de uma cidade – de sua fundação aos primeiros vestígios de modernização.

Serviço
De 26 de novembro de 2019 a 1º de março de 2020
Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10, Funcionários
A entrada é gratuita.

Detalhes

Início:
26 nov, 2019 as 08:00
Final:
1 março as 17:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , ,

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais 30140-010 Brasil
+ Google Map
Telefone:(31) 3289-8900

Anúncios