Exposição Man Ray em Paris - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Exposição Man Ray em Paris

11 dezembro as 10:00 17 fevereiro as 10:00

Livre

A exposição Man Ray em Paris, em cartaz no CCBB-BH, que pela primeira vez no Brasil, apresenta 255 obras do artista é considerada a melhor Exposição Internacional do ano pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

Fotógrafo, pintor, escultor, cineasta… são vários os atributos de Man Ray, um dos maiores artistas visuais do início do século XX e expoente do movimento surrealista.

Quase 130 anos após seu nascimento o público brasileiro poderá conferir as obras do artista ainda inéditas no país, entre objetos, vídeos, fotografias e serigrafias de tamanhos variados – de 40×30 a 130×90 cm – desenvolvidas durante os anos que viveu em Paris, entre 1921 e 1940, seu período de maior efervescência criativa.

Com curadoria de Emmanuelle de l’Ecotais, especialista no trabalho do artista e responsável por seu Catálogo Raisoneé, a mostra que poderá ser vista no CCBB BH será dividida em duas categorias.

A primeira trata da fotografia como um instrumento de reprodução da realidade, focando-se em seus famosos retratos – seu ateliê era uma referência entre a vanguarda intelectual que circulava pela Paris da década de 1920 – nos ensaios para a grife de Paul Poiret e em fotos para reportagens. Já na segunda, outro lado se revela: o da manipulação da fotografia em laboratório com o intuito de criar superposições, solarizações e “rayografias”, um termo criado por Man Ray (do inglês “rayographs”), em alusão a si mesmo. Assim, portanto, ele inventa a fotografia surrealista.

O projeto da exposição prevê, ainda, reproduzir imagens da vida parisiense de Man Ray acompanhado pelos artistas que lhe foram contemporâneos e por sua musa, Kiki de Montparnasse. Além de uma programação de filmes assinados por ele, intervenções como um laboratório fotográfico, com elucidações sobre as técnicas utilizadas em sua obra, marcam a interatividade com o visitante. A produção executiva é da Artepadilla.

O ARTISTA

Emmanuel Radnitzky, mais conhecido pelo pseudônimo Man Ray, nasceu na Filadélfia, Estados Unidos, em 1890, e na juventude, muda-se para Nova York. Lá, inicia seus estudos no The Social Center Academy of Art. Ainda na década de 1910, conhece Marcel Duchamp e outros artistas que compunham o movimento dadaísta nova-iorquino.

Portrait of artist Man Ray standing beside his design contribution to exhibition Modern Art in Advertising sponsored by Container Corp. at Art Institute of Chicago. (Photo by Gordon Coster/The LIFE Picture Collection/Getty Images)

Em 1921, vai para Paris, onde vive até o cerco nazista em 1940. O período em que viveu na capital francesa foi de imensa ebulição cultural, para os diversos artistas que consolidaram o local como um dos maiores centros culturais do mundo, num contexto em que diversas formas de arte floresciam, sobretudo nos anos 1920.

Man Ray se insere no movimento surrealista e concilia seu trabalho como fotógrafo de renome entre a intelectualidade francesa com seu lado artístico, que manipula fotos em laboratório para a produção de obras de arte. Durante a Segunda Guerra Mundial, volta para os Estados Unidos, onde fotografa celebridades do cinema e da moda. Regressa à Europa com o fim da guerra e, nos anos seguintes, obtém reconhecimento pela excelência de seu trabalho, conquistando prêmios como a Medalha de Ouro da Bienal de Fotografia de Veneza, em 1961, publicando suas fotos e exibindo sua obra ao grande público. May Ray falece em Paris, em novembro de 1976.

Serviço:
Exposição “Man Ray em Paris” chega a BH
De 11 de dezembro de 2019 a 17 de fevereiro de 2020
Dias e Horários de visitação: de quarta à segunda, das 10h às 22h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
Entrada Gratuita

Detalhes

Início:
11 dez, 2019 as 10:00
Final:
17 fevereiro as 10:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , ,

CCBB BH

Praça da Liberdade, 450, Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais Brasil
+ Google Map

Anúncios