Exposição “Dilatação Antropofágica” - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Exposição “Dilatação Antropofágica”

Exposição “Dilatação Antropofágica” do artista catarinense Pedro Gottardi

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição “Dilatação Antropofágica”, do artista catarinense Pedro Gottardi, na sexta-feira, dia 13 de março de 2020, às 19 horas. A mostra reúne uma série de obras inspiradas em radiografias (raio-x), impressas sobre tecido de algodão, além de documentos e instalação com objetos que traduzem sentimentos na carne. As produções poderão ser vistas até o dia 12 de abril de 2020. Entrada gratuita.

Carne que come carne. Vive o percurso: sentir-se dentro de si. As diferentes pontas afiadas. Como sentimentos engolidos, digeridos, processados e expelidos. Pedro Gottardi, 2018.

Após sofrer um acidente durante a execução da performance art “A celebração da nossa carne”, durante o 31º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, em 2018, quando engoliu involuntariamente um pedaço de carne espetado por alfinetes niquelados de costura, Pedro Gottardi ressignificou sua experiência e deu origem a Dilatação Antropofágica.

Segundo o artista, com as radiografias em mãos as visualidades foram poetizadas e revelaram em si marcas, percursos e paisagens corporais. Pedro descreve que as provocações falam sobre coisas que sentimos no corpo, as quais podem ou não perfurar a carne, tal qual um ato antropofágico de engolir e digerir nossa própria existência, como se comêssemos a nós mesmos. Para Gottardi, a vivência elucida e traz à tona sentimentos e emoções que interferem diretamente no corpo e a resposta desta reflexão é perceber em si os sentidos que a carne absorve, visto que as epifanias permitem a vasão para o poético.

Pedro Gottardi trabalha temáticas que envolvem o corpo e sua subjetividade e desenvolveu o olhar artístico sobre o corpo humano quando fez aulas de teatro. As performances sempre fizeram parte da sua carreira enquanto artista, descobrindo e pesquisando materialidades e técnicas que acabam sendo absorvidas em seu processo de criação.

Sobre o artista
Pedro Gottardi nasceu em 1989 na cidade de Brusque, em Santa Catarina. Atualmente reside em Blumenau (SC), onde estuda e desenvolve seus projetos artísticos. É mestrando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), graduado em Artes Visuais pela mesma instituição (2018) e integrante do Grupo de Pesquisa em Artes e Estética na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa universidade. Além de artista plástico é performer, professor de arte, pesquisador e conselheiro cultural no município de Blumenau. Desde 2017 vem expondo seus trabalhos em galerias de Santa Catarina e de outros estados brasileiros, com destaque para Dilatação Corporal: experiências de um corpo em expansão, Dilatação Antropofágica, Dilaporal e A Poiésis de um corpo (des) construído e (ex) posto.

SERVIÇO
Abertura: 13 de março de 2020 | às 19 horas
Visitação: até o dia 12/04/2020
Terças a sextas de 10h às 21h | Sábados e domingos de 10h às 18h
Local: Centro Cultural UFMG - Grande Galeria - Av. Santos Dumont, 174
Entrada gratuita
Informações: (31)3409-8290

Anúncios