Exposição coletiva “Geografias Sensíveis: Paisagens, Territórios, Fronteiras” - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Exposição coletiva “Geografias Sensíveis: Paisagens, Territórios, Fronteiras”

3 maio, 2019 as 19:00 30 jun, 2019 as 19:00

Livre

Exposição dos professores da Universidade Federal de Uberlândia

Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição coletiva “Geografias Sensíveis: Paisagens, Territórios, Fronteiras”, dos artistas Beatriz Rauscher, Nikoleta Kerinska, Rodrigo Freitas, Ronaldo Brandão e Tatiana Ferraz, na sexta-feira, dia 03 de maio de 2019, às 19 horas. A mostra reúne fotografias, instalações, pinturas e vídeos e poderá ser vista até o dia 30 de junho de 2019. Entrada gratuita.

A exposição reúne cinco artistas, professores da Universidade Federal de Uberlândia, que mesmo com trajetórias poéticas diferentes encontram afinidades na sistematização de suas ações através da pesquisa em arte sob o viés teórico e prático. Num primeiro olhar, cada um dos trabalhos se refere à percepção de diversos fenômenos espaciais, o que evidencia as relações entre paisagem, território e fronteira. Além dessa apropriação rápida, pensa-se a paisagem como uma construção do sujeito em trânsito, o território como a soma de acontecimentos e a fronteira como um fragmento da realidade, ao mesmo tempo metafórico e fictício.

Se na arte contemporânea as noções de “território”, “fronteira” e “transito” são evocados frequentemente para demarcar posicionamentos críticos em relação aos fluxos migratórios, exílios e outras situações geopolíticas, na perspectiva do processo criativo essas noções podem operar como metodologias: trânsito constante entre linguagens e mídias, porosidade das fronteiras das categorias artísticas, ou ainda, justaposições entre teoria e prática na reconstituição permanente da proporia território de arte. O projeto de exposição “Geografias sensíveis: paisagens, territórios e fronteiras” se alimenta do desejo e da necessidade de tratar dessa dupla articulação de noções, citadas, considerando-as fundamentais na estruturação de um debate “geo-(po)ético”.

Serviço
Abertura: 03 de maio de 2019 | às 19 horas
Visitação: até o dia 30/06/2019
Terças a sextas de 10h às 21h
Sábados e domingos de 10h às 18h
Centro Cultural UFMG – Av. Santos Dumont, 174 – Centro
Entrada gratuita

Detalhes

Início:
3 maio as 19:00
Final:
30 junho as 19:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , ,

Centro Cultural UFMG

Avenida Santos Dumont, 174, Centro
Belo Horizonte,
+ Google Map

Anúncios