Encontro com a Literatura - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Encontro com a Literatura

Encontro com a Literatura com Maria Esther Maciel

29 jan, 2022 as 17:00 18:30

A Academia Mineira de Letras e o Ponteio Lar Shopping realizam nova edição do projeto “Encontro com a Literatura”. Desta vez, a convidada que irá falar um pouco sobre suas obras e lançamentos é a acadêmica Maria Esther Maciel. O encontro com o público acontece no dia 29 de janeiro, às 17h, no primeiro piso do Ponteio Lar Shopping.

Na ocasião, a jornalista Daniella Zupo entrevista a autora sobre duas de suas obras. Maria Esther Maciel vai compartilhar com o público seu lançamento Pequena enciclopédia de seres comuns (Editora Todavia, 2021), volume sobre plantas e animais de diferentes espécies, que contém 76 verbetes poético-narrativos ilustrados pela artista mineira Julia Panadés e distribuídos em quatro séries: na primeira, estão as Marias; no segundo, os Joões; no terceiro, os que se chamam viúvas ou viuvinhas; no quarto, os híbridos (mico-leão, orquídea-macaco, peixe-boi etc.).

Longe, aqui. Poesia Incompleta 1998-2019 (Quixote +Do / Tlön Edições, 2020) também será apresentado. O volume reúne três livros de poesia (em verso e prosa) da autora, sendo um deles inédito: O livro das sutilezas (com desenhos de Julia Panadés), escrito em 2019 e inclui desde poemas líricos em verso e prosa até verbetes inspirados nas enciclopédias medievais; O livro de Zenóbia (publicado originalmente em 2004, com desenhos de Elvira Vigna) e Triz e outros poemas (1998-2001), uma coleção de poemas líricos e concisos, que conjugam vida e arte, experiência vital e experiência com a linguagem.

Durante o evento, os livros podem ser adquiridos na livraria “Canto do Livro” e haverá sessão de autógrafos com a autora.

Maria Esther – Foto Iana Domingos

Sobre a escritora

Poeta, ensaísta, ficcionista e professora de literatura da UFMG e da UNICAMP, Maria Esther Maciel nasceu em Patos de Minas (MG) e vive em Belo Horizonte. Publicou vários livros em diferentes gêneros literários, como Triz (poesia, 1998), A memória das coisas (ensaios, 2004, finalista do Prêmio Jabuti), O livro de Zenóbia (prosa/poesia, 2004, finalista do Prêmio Portugal Telecom), O livro dos nomes (ficção, 2009, menção especial do Prêmio Casa de las Américas e finalista dos principais prêmios literários brasileiros), A vida ao redor (crônicas, 2014, semifinalista do Prêmio Oceanos), Literatura e animalidade (ensaio, 2016, 2ª. edição em 2021) e Longe, aqui. Poesia incompleta 1998-2019.

Lançou, em 2021, Pequena enciclopédia de seres comuns, pela editora Todavia. Foi eleita para a Academia Mineira de Letras em abril de 2021, onde ocupa a cadeira 15. Dirige a revista Olympio – literatura e arte.

O Projeto Encontro com a Literatura pretende ampliar o espaço destinado aos livros e escritores e proporcionar debates relevantes e enriquecedores sobre a literatura brasileira. A cada mês, um escritor é convidado para compartilhar suas vivências e projetos em andamentos, com oportunidade de lançamento de livros ou edições, ocupando um espaço importante da capital mineira.

Todos os encontros serão gravados para, posteriormente, serem divulgados no canal de YouTube da Academia Mineira de Letras, que já conta com um extenso acervo digital de palestras, entrevistas e bate-papos.

SERVIÇO:

Encontro com a Literatura

Convidada: Maria Esther Maciel

Livros: Pequena enciclopédia de seres comuns (Editora Todavia, 2021)

Longe, aqui. Poesia Incompleta (Quixote +Do / Tlön Edições, 1998-2019)

Data: 29 de janeiro, às 17h

Ponteio Lar Shopping – BR-356, 2500 – Santa Lúcia, Belo Horizonte

Livre

Anúncios