Edileila Portes lança Rasgos da Alma - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Edileila Portes lança Rasgos da Alma

21 novembro as 10:00 20:00

Livre

No dia 21 de novembro, às 20h, acontecerá no Grande Hotel Ronaldo Fraga, o lançamento do livro “ Rasgos na Alma: ode ao Vale do Rio Doce” e uma conversa com a autora Edileila Portes.

Edileia Portes

No evento, que ocorre durante todo o dia, estarão expostas as ilustrações do livro e uma série de telas que dialogam com o tema, além da exposição de trabalhos das crianças e adolescentes do Corpo Cidadão, unidade de Lagoa Santa, MG, que participaram de uma oficina com a autora.

Também se apresentará o Grupo Experimental de Danças (GED) do Corpo Cidadão, com números de dança contemporânea e uma audição com o saxofonista Pedro Coelho.

Parte da renda obtida com a venda dos livros e das obras será doada à ONG Corpo Cidadão. As obras e os livros ficarão em exposição para venda de 22/11 a 24/12 de 10h às 20h.

Rasgos do Coração

O livro, publicado pela editora Atafona com apoio cultural da Comissão Mineira de Folclore (da qual Edileila é membro), é uma “denúncia poética” do ocorrido na região de Governador Valadares, após o rompimento da barragem da Samarco em 2015, na cidade de Mariana.

O livro é uma denúncia poética, o lamento de uma moradora do Vale do Rio Doce que também foi atingida. O livro traz para essa caminhada, o rio Doce, a Ibituruna e a Figueira, símbolos locais, considerados entes e seres que vivenciaram com ela “toda essa tragédia que rasgou não só o vale, mas a nossa alma”, explica a autora.

Sobre a autora

A artista é mineira de Santa Margarida, na Zona da Mata, graduada em belas artes pela UFMG,  Especialização em Folclore e Cultura Popular e Mestrado em Gestão Integrada do Território. É Membro Efetivo (Pesquisador) da Comissão Mineira de Folclore desde 2005.

 Desde 2014, gere o espaço cultural Ateliê Edileila Portes, prestando assessoria e consultoria em Arte e Cultura.

Atualmente vive em Governador Valadares e tem uma ligação com o bairro Santa Tereza, onde reside sua filha, Maria Portes.

ONG Corpo Cidadão

A ONG Corpo Cidadão foi criada pelo Grupo Corpo em 1988. Desenvolve um trabalho social, que faz da arte e da educação instrumentos de transformação de crianças e jovens.
Saiba mais na página do Facebook

Serviço
Local: Grande Hotel Ronaldo Fraga
Rua Ceará, 1205 – Funcionários
21/11/2019 – 20h

Detalhes

Data:
21 nov, 2019
Hora:
10:00 – 20:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:

Grande Hotel Ronaldo Fraga

Rua Ceará 1205 – Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais 30150-311 Brasil
+ Google Map

Anúncios