Clara 40 anos de luz - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Clara 40 anos de luz

29 setembro as 08:00 1 outubro as 17:00

MTCCultura celebra a vida de Clara Nunes

Em 2023, se recorda os 40 anos de morte da mineira guerreira Clara Nunes. O Centro Cultural Unimed-BH Minas, em seus dez anos, oferece uma programação especial em homenagem à cantora que é ícone do gênero samba no Brasil.

Entre os dias 29/9 e 1°/10, serão realizados shows e bate-papos e vídeoinstalação. O amplo repertório de Clara Nunes ganha novas leituras nas vozes de Roberta Sá, Áurea Martins, Caio Prado e Paula Morelenbaum, com arranjos criados pelos maestros Jaime Alem e Jaques Morelenbaum.

Os ingressos para os shows custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou no site eventim. A classificação é livre.

Dirigido por Pedrinho Alves Madeira, o projeto “Clara Quarenta Anos Luz” tem como propósito apresentar a arte de Clara Nunes. Para além de uma cantora de samba, Clara foi uma das mais importantes intérpretes da música nacional, sendo recordista de venda de discos na década de 1970.

Sua carreira foi iniciada no bairro Renascença, região nordeste de BH, onde trabalhou como tecelã e cantava nas quermesses da igreja local. Em seguida foi crooner da rádio Inconfidência e de lá saiu para o Rio de Janeiro, lugar em que conheceu a Portela, sua escola de samba, e os grande compositores da escola e da música nacional. Em sua discografia há registros para músicas de Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Baden Powell, Dorival Caymmi, Dolores Duran, Antônio Maria, Chico Buarque, Caetano Veloso, Noel Rosa, entre outros. Além, é claro de uma série de icônicos temas sobre a cultura nordestina e afro-brasileira.

PROGRAMAÇÃO

29/9, sexta-feira, 20h
BATE-PAPO E SHOW COMPRE AQUI

  • Bate-papo de 30 minutos com o jornalista e crítico musical Mauro Ferreira que abordará aspectos históricos sobre a homenageada.
  • Show “O Avesso de Clara” com Paula Morelenbaum e Jaques Morelenbaum Quarteto.

Sob a direção musical de Jaques Morelenbaum e interpretações de Paula Morelenbaum, as canções selecionadas para este show não são associadas à voz de Clara Nunes. No repertório, canções de Antônio Maria, Dolores Duran, Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim, Noel Rosa e Caymmi. Algumas das músicas foram extraídas de dois shows realizados na década de 1970, tendo Clara Nunes à frente do elenco. São eles: “Poeta, Moça e Violão” com Vinicius de Moraes e Toquinho, e “Brasileiro, Profissão Esperança” apresentado na companhia do ator Paulo Gracindo.

30/9, sábado, 20h COMPRE AQUI
SHOW

Show “Clara À Flor da Pele – As canções de Paulo César Pinheiro” com Roberta Sá e Duo (Samara Líbano ao violão e Paulino Dias na percussão).
O cantor e compositor Paulo César Pinheiro assinou a direção artística de vários discos de Clara Nunes, além de ser o compositor que ela mais gravou. No total, foram 26 músicas, sendo a delicada canção “À flor da pele”, a única composta por Clara Nunes em parceria com o então companheiro de vida, Paulo César Pinheiro. O show reunirá 18 canções da rica produção de Paulo César, com parceiros diversos.

1º/10, domingo, 18h
BATE-PAPO E SHOW

COMPRE AQUI

  • Bate-papo de 30 minutos com o maestro Jaime Alem e a cantora Nair Cândia sobre a diversidade musical na obra de Clara Nunes na década de 1970.
  • Show “Clara: O canto de um povo” com Áurea Martins, Caio Prado e Jaime Alem Trio. O show reúne as vozes de Áurea Martins e Caio Prado, no repertório de sambas, jongos e canções nordestinas eternizadas na voz de Clara Nunes, sob arranjos do maestro Jaime Alem.

Vídeoinstalação “Clara Luz”. Criada pelo vídeomaker Nelio Costa e Pedrinho Alves Madeira, a vídeo instalação de aproximadamente 15 minutos, apresentará, através de fotos e vídeos, um perfil cronológico da carreira da cantora. A exibição acontece no foyer do Centro Cultural Unimed-BH Minas nos dias do evento.

Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábados, das 12h às 20h ou até 30
minutos após o início do espetáculo. Domingos e feriados, das 12h às 19h ou
até 30 minutos após o início do espetáculo.

Horário de abertura da plateia para entrada do público: 30 minutos antes do horário da apresentação.

Mais informações: (31) 3516-1360.

Anúncios