6ª Edição do Festival Fartura BH - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

6ª Edição do Festival Fartura BH

5 outubro as 12:00 6 outubro as 12:00

Livre

6ª Edição do Festival Fartura BH com o melhor da gastronomia brasileira

O Projeto Fartura – Comidas do Brasil já é sucesso na capital mineira, cidade onde nasceu e se transformou na maior plataforma de gastronomia do país. Em sua 6ª edição, o Festival amplia suas atividades e conta com uma semana com mais de 60 atrações que valorizam a cultura gastronômica, da origem ao prato, entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro.

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro haverá o Transformação Social nas Escolas, com uma programação exclusiva para as crianças. Já nos dias 3 e 4 de outubro, acontece o “CULTIVAR: conversas sobre gastronomia da origem ao prato”, seminário aberto ao público com o objetivo de incentivar as discussões acerca dos alimentos e reunir profissionais do setor para discutir temáticas relevantes e apresentar cases. O evento será realizado no auditório da Globo Minas.

E nos dias 5 e 6 de outubro, o tradicional Festival Fartura reúne chefs e produtores de todas as regiões do Brasil, aulas interativas, as melhores receitas para o público, além de shows e apresentações cênicas será realizado, em frente à sede da Filarmônica MG, no Barro Preto.

Dentre a vasta programação, destaque para o fim de semana, dias 5 e 6 de outubro, quando o público terá a oportunidade de vivenciar mais uma edição do já tradicional Festival Fartura – Comidas do Brasil Belo Horizonte. São mais de 60 chefs e profissionais da gastronomia. Shows musicais e performances também fazem parte da programação artística. A participação é gratuita, mediante retirada de convite no Sympla, e é feito um chamamento para a doação de alimentos não-perecíveis (não obrigatória) na entrada do evento.

Nos espaços Origem ao Prato ocorrem cozinhas ao vivo, onde o público assiste de pertinho o processo do chef na cozinha, seus segredos e truques em receitas especiais. Nesta edição, há participação de nomes como Willian Vieira (Terroir Gastronomia – SC), Juliano Caldeira (consultor gastronômico do Albanos), Eliza Fonseca (Bar da Lora – MG) e muito mais.

Como gastronomia também promove aprendizados diversos, o Espaço Conhecimento traz aulas com degustação, abordando cases e aspectos culturais culinária de diversos locais do país. Entre os convidados, o público poderá aprender mais com Cesar Adames (SP), Rosi Barbosa (MG), Paulo Anijar (PA), Eduardo Girão e Juliana Ustra (MG).

Para deixar o evento ainda mais gostoso, acontecem shows e apresentações cênicas durante os dois dias de Festival. Os Festivais Fartura de 2019 já passaram por Belém, Brasília, São Paulo e Tiradentes. Até o fim do ano, Porto Alegre, Fortaleza e Lisboa recebem edições do evento.

Transformação Social nas Escolas
Algumas escolas públicas de Belo Horizonte contarão com eventos fechados para crianças e adolescentes. A ação Transformação Social nas Escolas ocorrerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

A intervenção conta com participação de chefs e outros profissionais do segmento que vão ensinar receitas e curiosidades gastronômicas. Apresentações culturais também integram a programação. O intuito da ação é mudar a rotina de centenas de pessoas, e promover o aprendizado, conhecimento e entretenimento por meio do poder transformador da gastronomia.

Seminário CULTIVAR
Nos dias 3 e 4 de outubro, será realizado o seminário “CULTIVAR: conversas sobre gastronomia da origem ao prato”, no auditório da Globo Minas, que reúne profissionais do setor para discutir temáticas relevantes. Na quinta-feira (3), o público poderá conferir a palestra “Gastronomia como ferramenta de desenvolvimento econômico, social e cultural”, da Fundação Dom Cabral, e conhecer cases bem-sucedidos na apresentação “Gastronomia e Negócios”.

Já na sexta-feira (4), três conferências abordam temas da gastronomia. A palestra “Da Cidade ao Campo” discute o movimento de êxodo urbano que está ganhando cada vez mais força; No encontro “Como se come em restaurantes no século 21?”, será abordado como os restaurantes têm explorado as formas de servir e como isso interfere na relação com a origem dos ingredientes e no respeito ao meio ambiente. Para finalizar a programação de palestras, “A Comida do Futuro” questiona o que e como as pessoas estão comendo e qual deve ser o comportamento de hoje para ter o que comer no futuro.

SERVIÇO
Datas: 30 de setembro a 06 de outubro
Horários e locais:
30/09 e 01/10 – Transformação social nas escolas – evento fechado.
03 e 04/10 – “Cultivar: conversas sobre a gastronomia da Origem ao Prato” – Auditório da TV Globo Minas – Av. Américo Vespúcio, 2045 – Caiçara.
05 e 06/10 – Festival Fartura BH – Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h. Rua Tenente Brito Melo – Barro Preto (em frente à Sala Minas Gerais).
Retirada de ingressos
Programação completa: www.farturabrasil.com.br

Detalhes

Início:
5 out, 2019 as 12:00
Final:
6 out, 2019 as 12:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , ,

Festival Fartura BH

Rua Tenente Brito Melo – Barro Preto
Belo Horizonte, Minas Gerais 30110017 Brasil
+ Google Map

Anúncios