13a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

13a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte

17 set, 2019 as 08:00 22 set, 2019 as 17:00

Livre
MOSTRA CINEBH – Homenagem para Filmes de Plástico – Maurílio Martins, Gabriel Martins, Thiago Macêdo Correia e André Novais Oliveira Foto: Leo Lara/Universo Produção

13a CineBH adota como tema “A internacionalização do cinema brasileiro e os desafios para o futuro”.

A 13a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que ocorre entre os dias 17 e 22 de setembro na capital mineira, adota como tema “A internacionalização do cinema brasileiro e os desafios para o futuro”. A ideia é colocar em discussão a presença maciça da nossa produção no exterior e as suas contradições dentro do próprio país, onde está constantemente lutando para continuar existindo e se mostrar relevante diante de seu público. A temática foi pensada num ano especial, em que filmes como Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz, receberam prêmios importantes no último Festival de Cannes. A curadoria é assinada pelos críticos Francis Vogner dos Reis e Marcelo Miranda.

Nas mesas, debates e exibição de filmes estarão em reflexão discussões centrais: quais as possibilidades para não só conservar o que foi construído, mas ainda não deixar que toda uma cadeia de produção e exibição – que constitui um patrimônio cultural, além de empregar centenas de profissionais e gerar riqueza relevante ao PIB do país – seja destruída? Como avançar com aquilo que vem sendo produzido e tão bem aceito planeta afora? Como equilibrar internacionalização e, ao mesmo tempo, legitimação do cinema brasileiro de prestígio em território nacional? Fortalecer essas duas ações estratégicas parece o grande desafio para construir um futuro que supere os constrangimentos históricos mais profundos do país.

HOMENAGEM À PRODUTORA MINEIRA FILMES DE PLÁSTICO
A partir da proposta de internacionalização do cinema brasileiro, a 13a CineBH vai homenagear a produtora mineiraFilmes de Plástico, que completa uma década de atuação neste ano de 2019. Criada por André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia, a empresa virou um “case” mundial ao se tornar uma das principais caras do cinema brasileiro em festivais e eventos internacionais. Isto se deve a uma constante e bem-sucedida presença de trabalhos do grupo em grandes circuitos de exibição desde 2013, quando o curta-metragem “Pouco Mais de um Mês”, de André Novais e exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes, foi selecionado para a seção Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes.

Os filmes contam ainda com elenco formado preponderantemente por moradores dos bairros de Contagem de onde vêm os cineastas, incluindo familiares, vizinhos, amigos e gente de seus convívios mais íntimos. Essa presença de gente do núcleo pessoal do quarteto se soma a nomes profissionais de atuação, boa parte vinda do teatro, como Grace Passô, Barbara Colen, Rejane Faria e Gláucia Vandeveld.

Os quatro integrantes da Filmes de Plástico estarão presentes na abertura da Mostra CineBH, na noite de 17 de setembro, no Cine-Theatro Brasil Vallourec. No dia seguinte, vão promover uma masterclass nas dependências do Palácio das Artes, para falarem de sua história e formas de trabalho, produção e circulação.

Durante a CineBH, a Mostra Homenagem vai contar com quatro sessões dedicadas a um panorama sobre a obra da Filmes de Plástico, apresentando desde seu trabalho inaugural, Filme de Sábado (Gabriel Martins, 2009), até o mais recente, No Coração do Mundo (Gabriel Martins e Maurílio Martins, 2019), com exemplares de maior repercussão internacional, o que condiz com a temática do evento. São estes:
MOSTRA HOMENAGEM – FILMES DE PLÁSTICO NO MUNDO
Curtas-metragens:

  • Filme de Sábado (Gabriel Martins, 2009)
  • Fantasmas (André Novais Oliveira, 2010)
  • Contagem (Maurílio Martins e Gabriel Martins, 2010)
  • Pouco Mais de um Mês (André Novais Oliveira, 2013)
  • Quinze (Maurílio Martins, 2014)
  • Nada (Gabriel Martins, 2017)
  • Quintal (André Novais Oliveira, 2015)

Longas-metragens:

  • Ela Volta na Quinta (André Novais Oliveira, 2015)
  • No Coração do Mundo (Maurílio Martins e Gabriel Martins, 2019)

SOBRE A MOSTRA CINEBH – BH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
O CINEMA BRASILEIRO EM CONEXÃO COM O MERCADO INTERNACIONAL

A Mostra CineBH é o evento internacional de cinema da capital mineira que chega a sua 13a edição de 17 a 22 de setembro de 2019, em cinco espaços da capital mineira. Promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional. Apresenta-se como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

Em seis dias, a programação oferece gratuitamente exibições de mais de 50 filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, realiza programa de capacitação com a oferta de oficinas, workshops e seminário que promove o fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual numa programação abrangente e gratuita e, ainda realiza homenagens, debates, oficinas, Mostrinha de Cinema, programa Cine-Expressão e apresentações artísticas.

SERVIÇO
13ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
BRASIL CINEMUNDI – 10th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING
17 a 22 de setembro de 2019
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO
-Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes| Instalação da CENTRAL DO CINEMA – *Cine Humberto Mauro *Sala Juvenal Dias *Teatro João Ceschiatti *Jardim Interno *Área de Convivência Cine-Café
-Sesc Palladium| *GrandeTeatro * Cine Sesc Palladium (Sala Prof. José Tavares de Barros) * Foyer Rua Augusto de Lima
-Cine Theatro Brasil Vallourec| Grande-Teatro Centro Cultural Sesiminas |Teatro Sesiminas
-MIS Cine Santa Tereza | *Sala de Cinema

Detalhes

Início:
17 setembro as 08:00
Final:
22 setembro as 17:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , ,

Entrada gratuita

Anúncios