Aulas gratuitas de ginástica e dança na Praça - Santa Tereza Tem
Logo

Aulas gratuitas de ginástica e dança na Praça

Aulas gratuitas de ginástica e dança na Praça de Santa Tereza. Bora malhar!

Falta de dinheiro não é desculpa para não movimentar o corpo, pois na Praça de Santa Tereza, todas as manhãs, tem aulas de ginástica funcional, treino de corrida e aula de dança, sem custar um tostão, como diriam as pessoas de antigamente.

Dá até para escolher, pois são dois grupos ginástica, um patrocinado pela prefeitura, o Programa Caminhar e outro pelo Grupo de Pais e Mães Fitness (GTPMFIT).

O GTPMFIT

 O grupo foi criado em 2019, quando alguns pais e mães queriam aproveitar o horário em que deixavam as crianças na escola para praticar uma atividade física prazerosa e gratuita antes de ir para o trabalho.  Eles já se encontravam diariamente fazendo corridas individualmente. Então decidiram s juntar e surgiu o GRUPO DE PAIS E MÃES FITNESS (GTPMFIT)

Segundo um dos integrantes, Igor Zanetti, que é formado em Educação física e policial militar, o GTPMFI proporciona Treinamento Funcional gratuito três vezes por semana e Treinamento de Corrida duas vezes por semana, com profissional de educação física especializado.

Igor ressalta que o treino em grupo proporciona interação pessoal, motivação e qualidade de vida e cada aluno realiza a atividade compatível com seu nível. Qualquer pessoa que quiser pode participar é só chegar e levar o atestado fornecido por um médico de confiança, que a libere para atividades físicas.

Os treinos, na Praça Duque de Caxias e na Pista de Cooper da Av. Andrada, mas o grupo também participa de corridas e caminhadas fora do bairro

Integram as atividades do GTPMFIT:

– Treinamento por meio de movimentos naturais como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar;
– Exercícios para o desenvolvimento de força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade;
– Alongamentos;
– Exercícios coordenativos e educativos para corrida;
– Programa de transição da caminhada à corrida (alunos iniciantes);
– Consultoria técnica sobre vestuários e acessórios adequados à corrida;
– Definição e acompanhamento de metas individuais e coletivas;
– Participação em eventos de corridas de rua, trilha e obstáculos.
– Inscrição e retirada dos kits dos alunos em eventos esportivos.

Horários:
Treino Funcional: Segunda, Quarta e Sexta – 06:50 às 07:40
 Treino de Corrida: Terça e Quinta – 06:50 às 07:40.

Programa Caminhar

O outro grupo faz parte do Programa Caminhar da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que visa estimular a prática de atividades físicas e promover a Saúde, com aulas para adultos entre18 e 50 anos de idade. As aulas de Treinamento Funcional e dança são ministradas em praças e parques em vários bairros.

No caso de Santa Tereza, as aulas são na Praça Duque de Caxias por ser arborizada, ampla e em terreno plano e dirigidas, assim como em outros locais, por profissionais e estudantes de educação física.

As aulas de dança acontecem de forma lúdica e têm visam trabalhar a coordenação motora maneira descontraída, e é também um jeito gostoso de manter a forma e cuidar da saúde física e mental, melhorando a qualidade de vida, o aumento da autoestima e da autoconfiança.

 A Ginástica ou Treino Funcional é um método dinâmico que busca trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, fortalecendo o corpo de forma global. Desenvolve várias capacidades motoras como a resistência cardiorrespiratória, a força, o equilíbrio, a mobilidade, estabilidade, entre outras.

A equipe responsável pelas atividades do programa, que abrange outros bairros é composta de profissionais e estudantes de Educação Física:

Em Santa Tereza é coordenado pelo Prof. Nilver Lopes, profissional de Educação Física, formado em 2001 pela UFV (Universidade Federal de Viçosa). No vídeo abaixo ele fala sobre o programa.

A moradora do bairro, Jaciara Tartaglia é aluna assídua nas aulas de ginástica e comenta sobre as aulas no vídeo abaixo

Horários:
2ª e 4ª feiras
Treinamento Funcional às 7 horas
Aulas de dança: às 8h

Para fazer parte do grupo a pessoa precisa fazer um cadastro preenchendo o formulário do programa, e também, fazer uma pré-avaliação da prontidão para a atividade física.

Anúncios