Memorial Vale traz atrações gratuitas para as crianças - Santa Tereza Tem
Logo

Memorial Vale traz atrações gratuitas para as crianças

Memorial Vale traz atrações que envolvem toda a família.
No sábado dia 7 haverá um dia inteiro de atrações para crianças no evento “Se essa rua fosse nossa”, com brincadeiras educativas e divertidas desenvolvidas na Praça da Liberdade e também dentro do museu.

Programação

Contação de histórias e visita mediada à exposição Araetá

Educativo do Memorial Vale convida o público a participar de duas ações junto da exposição “Araetá a literatura dos povos originários” aos sábados e domingos. Às 11 horas e às 15 horas há visitas mediadas à exposição para que os visitantes possam descobrir a riqueza da literatura brasileira protagonizada pelos autores indígenas. Às 13 horas a equipe do Educativo oferece um momento de contação de histórias a partir dos livros presentes na exposição.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

Dia 7 de outubro (sábado) – das 10h às 17h30Se essa rua fosse minha

• Oficina de esculturas de papelão com Mobri – das 10h às 12h

Utilizando papelão, a MOBRI ensinará como construir esculturas e brinquedos, usando muita imaginação, sem necessidade de pilhas nem outros dispositivos eletrônicos. Basta usar raciocínio, criatividade e imaginação para começar a brincadeira.

• Oficina de criação de petecas, com disputa de partidas – das 14h às 16h

O Educativo do Memorial Vale convida o público a vir jogar e aprender a fazer sua própria peteca a partir de materiais da natureza. A peteca é uma brincadeira tradicional conhecida em todo o Brasil. Ela ficou tão famosa que virou um jogo praticado por diferentes idades. Você já jogou peteca? Venha.

• Visita lúdica ao Memorial Vale com Kit Trilha da Criança

O Memorial Vale desenvolveu um kit da Trilha da Criança para os pequenos “explorarem” o espaço de uma forma mais divertida. O kit contém um mapa, uma lanterna, uma lupa, um espelho e um binóculo e dicas de onde usá-los. O kit é entregue na recepção e deve ser devolvido ao final da visita.

O evento está sendo realizado em parceria com o Museu das Minas e do Metal – MM Gerdau, Casa Fiat de Cultura e Centro Cultural Banco do Brasil.

Dia 8 de outubro (domingo) – às 11h

Brisa’s Beach, com a Palhaça Brisa

Janaína Morse apresenta no Memorial Vale no domingo, dia 8 de outubro, às 11 horas, o espetáculo Brisa’s Beach, que é um conto de fadas desconstruído pelo olhar de uma palhaça e seu universo excentricamente feminino. Seu mundo encantado está ao alcance das mãos, dentro de sua mala. Cada encontro com o público é vivo e único, pois a plateia é cúmplice e cocriadora desta história. Integra o projeto “Eu, Criança, no Museu!” do Memorial Vale mas pode encantar a todas as idades. É preciso retirar ingressos uma hora antes do evento, um por pessoa, pois os lugares são limitados. A apresentação é gratuita e tem acessibilidade em Libras.

Completando 11 anos de existência em 2023, Brisa’s Beach é considerado um dos primeiros espetáculos solo de palhaçaria feminina de Minas Gerais. Um espetáculo cômico, interativo e autoral da artista Janaina Morse, que utiliza a palhaçaria para criação e desenvolvimento da trama. O encontro com o espectador é o ponto de partida e a mola propulsora para a construção de uma dramaturgia única e exclusiva, desenvolvida a cada espetáculo.

Janaina Morse é atriz, palhaça, formadora e cantora, letrista e musicista. Cofundadora e gestora da coletiva artística Minha Companhia.

Palhaça Brisa / divulgação

Dia 21 de outubro (sábado) – às 10h30

Oficina Animação com Smartphone, com Daniel Herthel

O artista plástico Daniel Herthel fará uma oficina de animação com smartphone. A proposta da oficina é apresentar uma experiência em animação para o público visitante do Memorial com o objetivo de fornecer princípios e um método de execução em que o participante consiga replicar e praticar em casa usando materiais comuns e um smartphone. A atividade integra o projeto Sensações Memoráveis, que tem curadoria de Marco Paulo Rolla. É preciso fazer inscrição prévia (gratuita) pelo telefone (31) 3343-7317, pois as vagas são limitadas.

Daniel Herthel é formado em escultura pela escola de Belas Artes da UFMG , atuou em diversas áreas artísticas: Com desenho, escultura e fotografia participou de exposições e bolsas artísticas como o Rumos, do Itaú Cultural, a Bolsa Pampulha, do MAP e do programa Artist Links, do Conselho Britânico em Londres. Na TV, participou de produções de animação e teatro de bonecos como As Metas do Milênio para a TV Futura, São João do Nordeste para a Globo Nordeste e do Programa infantil Dango Balango da TV Cultura. No cinema, trabalhou de contrarregra a diretor de arte sendo co-autor das premiadas animações Casa de Máquinas, O Caminhos das Gaivotas e O Quebra Cabeças de Tarik. Entre todas estas atividades encontrou no fazer manual um ponto em comum. Para saber mais sobre o artista acesse @herthel.

Dia 22 de outubro (domingo) – às 10h30

Lançamento do livro infantil “Um Pássaro Para Sonhar”

A poeta Thais Guimarães lança no Memorial Vale no dia 22 de outubro, domingo, às 10h30 o livro infantil “Um Pássaro Para Sonhar”, ilustrado por Silvana de Menezes. A obra conta a história de um pássaro criado pela imaginação e convida os leitores para um voo feito de poesia. A publicação foi realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. É preciso retirar ingressos uma hora antes do evento, um por pessoa, pois os lugares são limitados.

Um Pássaro Para Sonhar é uma história poética, escrita em versos, com uma linguagem musical e de grande apelo comunicativo para crianças a partir de 2 anos. A narrativa se desenvolve em torno de um pássaro criado pela imaginação – uma temática que oferece possibilidades para explorar a fantasia por meio de sonoridades e cores. Com delicadeza, é mostrado o desejo do pássaro de encontrar o amor, formar família e ter coragem para viver, construir e escrever a sua própria trajetória, incentivando os pequenos leitores para que façam também seus voos criativos e inventem seus próprios pássaros. O texto, da poeta Thais Guimarães, é iluminado pelas ilustrações de Silvana de Menezes, trazendo como pano de fundo as cores de Van Gogh. O livro tem 32 páginas e está sendo lançado pela editora Tercetto.

Dia 26 de outubro (quinta-feira) – 19 horas

Espetáculo “A Presepada”, com Guilherme Luz

“A presepada”, que é uma performance do palhaço Amendoim, do artista Guilherme Luz. O palhaço Amendoim quer encontrar sua dignidade, que ele ainda não sabe como ela é; então ele sai em sua busca e vai resgatá-la. Ele busca no público através de jogos e perguntas que levam ao caminho que ele precisa percorrer para alcançar seu objetivo. Utilizando da técnica de improvisação, promove risos e a interação com o público. A apresentação é gratuita e integra o projeto Convocatória 2022 do Memorial Minas Gerais Vale. É preciso retirar os ingressos uma hora antes do evento, podendo ser retirado um ingresso por pessoa, pois os lugares são limitados.

Guilherme Luz é ator e palhaço formado pelo Teatro Universitário da UFMG e graduado da Escola de Belas Artes em Artes Cênicas. É integrante do Grupo FazMeRir e realiza o trabalho de palhaçaria com os Palhaços Freelancer, grupo de estudos desenvolvido há 7 anos realizando apresentações em eventos e mostras artísticas.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Anúncios