A 2ª edição do projeto Som, Câmera e Ação segue com as inscrições abertas para as oficinas nos municípios de Igarapé e Mateus Leme.A iniciativa vai selecionar, em cada cidade, oito pessoas com mais de 45 anos para participarem de uma oficina de cinema gratuita, com orientação do cineasta Cris Azzi.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, segunda, por meio de formulário on-line no Instagram @somcameraeacao. Não é preciso ter experiência em cinema ou saber manusear os equipamentos.
A 2ª edição do Som, Câmera e Ação traz como temática os “Saberes Tradicionais” e convida os participantes a investigarem sobre o patrimônio cultural das comunidades onde vivem.
Em Igarapé, os alunos irão desenvolver um filme a partir das mestras da culinária, consideradas patrimônios da gastronomia do município, por preservarem a memória gastronômica e cultural. Muitas delas aprenderam a cozinhar com suas mães e avós, e ainda mantêm costumes e tradições, como o uso de ingredientes cultivados nos quintais de casa, colhidos quase na hora de ir para o prato.
Em Mateus Leme, a inspiração para o desenvolvimento do curta será o Congado, tradição na cidade.O louvor de Nossa Senhora do Rosário de Azurita ressalta a devoção e história dos congadeiros da cidade, em três dias de festa, com a reza do terço, procissão à Igreja Nossa Senhora do Rosário, benção aos congadeiros e outras guardas visitantes à comunidade.
A oficina em Igarapé acontecerá no período de 15 a 18 de agosto. Em Mateus Leme, a atividade será realizada entre os dias 22 e 25 de agosto. Após a oficina, o projeto retorna às cidades para exibir o filme em um cinema ao ar livre para os moradores.
A 2ª edição do projeto traz como temática os “Saberes Tradicionais” e convida os participantes a investigarem sobre o patrimônio cultural das comunidades onde vivem. Em Igarapé, os alunos irão desenvolver um filme a partir das mestras da culinária, consideradas parte do patrimônio do município