Miriam Cerutti lança livro sobre culinária mineira e coquetelaria - Santa Tereza Tem
Logo

Miriam Cerutti lança livro sobre culinária mineira e coquetelaria

Míriam Cerutti, leia-se Restaurante Mármore 450 lança o livro “A cozinha de Minas e a coquetelaria no mundo das especiarias”

Por Marina Morgan

Miriam Cerutti, além de escritora, é culinarista (como gosta de se apresentar), bartender, estudiosa da cachaça e outras bebidas artesanais e proprietária do restaurante Mármore 450. Há anos ela tem se dedicado a pesquisar a culinária mineira e a criação de receitas utilizando, principalmente, a cachaça, já que ela já foi produtora da bebida e conhece bem sobre o tema.

Sobre o livro

Este é o seu terceiro livro, onde ensina a preparar uma série de receitas de pratos e drinks, que ela vem aperfeiçoando nos últimos meses, feitos com especiarias e bebidas mineiras– como a célebre cachaça da nossa terra, gin e cervejas artesanais. Miriam observa que, pratos e bebidas, se preparadas da maneira correta, podem ser perfeitamente harmonizados.

As receitas contemplam aquelas feitas com frutos do mar, aves, carne vermelha e massas. Além dela, o livro tem participação de outros chefs renomados na capital mineira e destaca especialmente a culinária de Santa Tereza, reduto de vários restaurantes e bares. A receita do “Bacalhau mineiro”, premiada no concurso Les Chefs Sofitel, da chef Rosilene Campolina, é um dos destaques da edição.

A atenção especial para a culinária de Santa Tereza, se deve, segundo ela, principalmente, pelo carinho que tem pelo bairro e por o seu restaurante, que funciona diariamente como self-service e à la carte, estar aqui no casarão, do antigo Sobradão da Seresta, totalmente restaurado e preservado pela Miriam.

Além de “A cozinha de Minas e a coquetelaria no mundo das especiarias”, Miriam é autora de mais duas obras: “Coquetéis com Cachaça”, publicado em cinco idiomas e lançado tanto no Brasil quanto no exterior e “Delícias Brasileiras com Cachaça”.  Como uma das pioneiras em abordar a cachaça como base da culinária e coquetelaria brasileira, Miriam é tida como referência no assunto e já foi entrevistada inclusive por Jô Soares, quando falou da harmonização e da relevância da cachaça no Brasil.

Miriam levanta a bandeira da importância da cachaça no cenário cultural e gastronômico brasileiro e busca levar o conhecimento sobre a bebida e suas aplicações por todo o país, participando e produzindo eventos e publicações. Dentre eles, pode-se destacar o Festival Gastronômico Cachaça Gourmet, que acontece em 10 cidades simultaneamente (Belo Horizonte, Natal, São Paulo e outras cidades no Vale do Paraíba) e a Revista Sigga Brasil.

Fotos: Divulgação

Anúncios