Paisagem Sonora  e Patrimônio Cultural - Santa Tereza Tem
Logo

Paisagem Sonora  e Patrimônio Cultural

Debate, no Cine Santa Tereza, apresenta pesquisa no bairro sobre o tema

Cine Santa Santa Tereza recebe no dia 07 de julho, sexta-feira, às 14h30, o encerramento do ciclo de debates Ouvindo a Cidade. Questões relacionadas à paisagem sonora, ao patrimônio cultural e ao próprio bairro de Santa Tereza, tombado pelo patrimônio municipal, darão o tom de uma conversa aberta a pessoas interessadas de forma geral e à comunidade.

O evento, que acontecerá na sala multiusos do Cine Santa Tereza, trará pontos da pesquisa de João Marcos Veiga, doutorando em História Social da Cultura (PPGHis | UFMG), além de morador do bairro, conta com participação de professores de pós-graduação, que se dedicam a investigações de temas correlacionados em universidades, programas de pós-graduação, grupos de pesquisa e estudos: Fábio Viana (PPGPM | UEMG), José Newton Meneses (PPGHis | UFMG) e Luiz Henrique Garcia (PPGCI | UFMG).

O som enquanto elemento central na formação de identidades coletivas de um lugar, pertencimento e memória, em interface com a história, o patrimônio, a música e a sociabilidade cotidiana estarão no repertório da conversa. O encerramento da atividade contará com apresentação do músico, colecionador e pesquisador musical Artur Araújo.

A atividade tem apoio cultural da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

O ciclo de debates “Ouvindo a Cidade – paisagem sonora, memória e experiência de lugar em Belo Horizonte” foi realizado entre os meses de abril e junho de 2023 na Fafich (UFMG), conduzido por João Marcos Veiga a partir de estágio docente de doutoramento, com orientação de José Newton Meneses. Os encontros, voltados a alunos de graduação e pós de diferentes cursos, efetuaram-se em parceria com os grupos de estudo Sommus e Estopim, coordenados por Luiz Henrique Garcia.

Serviço

Paisagem Sonora em Santa Tereza e Patrimônio Cultural 
– encerramento de ciclo “Ouvindo a Cidade” – 
Quando: 07 de julho (sexta), às 14h30
Onde: Cine Santa Tereza – Sala Multimeio (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza – BH)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: (31) 9.8788.4534 | jo*************@gm***.com

Anúncios