Diante das ameaças de destruição da Serra do Curral pela mineração predatória, a população de Belo Horizonte se mobiliza em defesa desse patrimônio natural da cidade. Seu fim pressupõe diversos impactos negativos como a mudança do clima, o extermínio da flora e fauna e de diversas nascentes. E tudo isso sob as bençãos do governo estadual e de seus órgãos ambientais.
Entre as diversas ações, que vêm sendo feitas está o ABRAÇO À SERRA DO CURRA, realizada por dezenas de instituições, organizações e movimentos ambientais que lutam pela sua preservação reivindicando o tombamento da serra e o fim da exploração minerária na região.
Mais de 100 entidades, coletivos ambientais, movimentos sociais assinam a convocação para o 6º Abraço à Serra do Curral que ocorrerá no domingo, dia 4 de junho, a partir das 9h. A convocação inclui também parlamentares que estão defendendo junto ao Governo Federal a criação do Parque Nacional da Serra do Curral.
Realizado desde 2017, a 6ª edição do Abraço à Serra do Curral acontece num momento em que decisões judiciais suspendendo as atividades minerárias na área tombada da Serra fortalecem os movimentos que defendem a preservação integral do seu ecossistema.
A Serra do Curral é muito mais do que um cartão postal. É um patrimônio nacional e faz parte da Serra do Espinhaço, que por sua vez é Reserva da Biosfera da Unesco. Além de sua ligação centenária com os moradores da cidade de Belo Horizonte, a Serra do Curral abriga grande diversidade de espécies de fauna e flora – Cerrado e Mata Atlântica – e numerosos mananciais pertencentes às bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, responsáveis pelo abastecimento de cerca de 70% da população da capital e de 40% dos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Nela nascem o ribeirão Arrudas, os córregos do Clemente, Capão da Posse, Cercadinho, Acaba Mundo e Serra
9h: Início da concentração na Praça das Águas no Parque das Mangabeiras
10h: Início da caminhada até o Pico Belo Horizonte, o ponto mais alto da capital
11h: abraço ao monumento e ato político e cultural com performance do Boi Rosado Ambiental, atividades dos povos indígenas e outras atividades culturais.
Saiba mais no link https://forms.gle/E6B3kug8SK5SyVVj7