Projeto Expedições do Patrimônio destaca a arquitetura do Conjunto Moderno da Pampulha nos dia 23 e 27 de maio
A arquitetura do Conjunto Moderno da Pampulha, obra prima de Oscar Niemeyer declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial, e que completa 80 anos neste mês, será o tema da 18ª edição do projeto “Expedições do Patrimônio”, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, contará com dois encontros. No dia 23, terça-feira, das 14h às 16h30, acontece o encontro virtual, que abordará as características arquitetônicas do Conjunto Moderno da Pampulha destacando os prédios, a azulejaria e o paisagismo. Já no dia 27, sábado, das 9h30 às 11h, acontece um tour educativo entre a Igrejinha da Pampulha e o Museu Casa Kubitschek. As atividades são gratuitas e têm vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas no Portal da PBH – pbh.gov.br/patrimoniocultural.
O encontro virtual, que acontece no dia 23 de maio, terá como convidada especial Luciana Féres, Presidente da Fundação Municipal de Cultura, e destacará aspectos importantes que possibilitam uma composição harmônica entre os edifícios do Conjunto Moderno da Pampulha – Igreja São Francisco de Assis, Casa do Baile – Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design, Museu de Arte da Pampulha, Iate Tênis Clube e Museu Casa Kubitschek – e o espelho d’água, permitindo uma visão de conjunto ao observador. Será abordada também a riqueza de detalhes de cada edificação em particular e sua relação complementar e harmônica com o espelho d’água. Além disso, o encontro apresentará a significância cultural e a importância do Conjunto Moderno da Pampulha na formação identitária dos belo-horizontinos e os valores que garantiram a sua titulação como patrimônio mundial, sendo o primeiro bem inscrito na categoria Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno.
No sábado, dia 27, a partir das 9h30, o projeto Expedições do Patrimônio promove um encontro presencial, oferecendo aos participantes um tour educativo que terá início na Igreja São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha) seguindo pela orla da Lagoa da Pampulha até o Museu Casa Kubitschek. Pelo trajeto, de apenas 1 km, os participantes serão estimulados a interpretar a paisagem da Pampulha e explorar o território e seus aspectos históricos, arquitetônicos, paisagísticos, artísticos e hidrográficos. A atividade será conduzida por Janaína França, Gerente do Conjunto Moderno da Pampulha, Vanessa Araújo, Coordenadora do Museu Casa Kubitschek e Laura Beatriz, arquiteta da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura.
Sobre o projeto Expedições do Patrimônio
Desenvolvido desde 2019, o “Expedições do Patrimônio” é uma ação educativa da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura. A proposta permite, a cada edição, que os participantes aprofundem o conhecimento e vivência dos bens materiais e imateriais do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Neste ano, o projeto que, até então, contava com encontros virtuais ou presenciais, passou a oferecer edições com modalidades híbridas. Desse modo, alguns bens são abordados por meio de videoconferência e, posteriormente, recebem visitas educativas in loco.
Os encontros do Projeto Expedições do Patrimônio são conduzidos por Marco Antônio Silva, historiador e doutor em Educação, coordenador do setor educativo da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público, e Arminda Aparecida de Oliveira, professora e mestre em Educação, da Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional da Secretaria Municipal de Cultura. Esta 18ª edição terá como convidadas especiais Luciana Féres, Presidente da Fundação Municipal de Cultura; Janaína França, Gerente do Conjunto Moderno da Pampulha; Vanessa Araújo, Coordenadora do Museu Casa Kubitschek; e Laura Beatriz, arquiteta da Diretoria de Patrimônio Cultural.
SERVIÇOProjeto Expedições do Patrimônio – 18ª edição Tema: Arquitetura do Conjunto Moderno da Pampulha Encontro virtual: terça-feira, dia 23 de maio, das 14h às 16h30 Encontro presencial: sábado, 27 de abril, das 9h30 às 11h Atividades gratuitas (vagas limitadas)Inscrições: Portal da PBH – www.pbh.gov.br/patrimoniocultural |