Doação de livros na Praça da Floresta - Santa Tereza Tem
Logo

Doação de livros na Praça da Floresta

“Forrest Gump da Floresta” distribui livros na Praça Negrão de Lima

lA atividade é obra do livreiro Frederico Sávio, que se intitula o Forrest Gump da Floresta, em parceria com a Editora Aletria, que irá fazer a segunda edição do evento “Doação de Livros”

A história começou durante a pandemia, quando Frederico, que trabalhava como massagista há 20 anos, perdeu os clientes, pois não podia atender ninguém devido aos protocolos de prevenção à Covid -19. Ele comenta que “enquanto as pessoas se desesperavam, eu me reinventei. Sempre quis mexer com livros e a pandemia foi o start para colocar em pratica meu sonho. Então montei um sebo virtual”.

Com poucos exemplares, ele recorreu aos antigos pacientes, pedindo para quem quisesse desapegar de seus livros, lhe enviasse. “De repente começaram a chegar caixas de livros em minha casa. E hoje tenho em torno de seis mil exemplares e muitos repetidos”, conta ele.

Doação

Como para o sebo, ter livros em duplicidade não é prático, resolveu doá-los. E em parceria com a Editora Aletria, aproveitou o Dia Internacional do Livro, em 14 de fevereiro, e montou um evento simples, sem pretensão, além da distribuição gratuita dos livros. O local escolhido foi a Praça Comendador Negrão de Lima, com a qual Frederico tem uma relação afetiva e onde fica a Aletria. Os livros foram dispostos ao redor dos canteiros e as pessoas olhavam e pegavam o que queriam. E simples assim, sem burocracia foram distribuídos dezenas de exemplares.

Ele conta que inclusive aconteceu um fato inusitado: um rapaz em situação de rua, chegou e perguntou se poderia pegar um exemplar. Ele escolheu uma coleção de três livros em inglês e explicou que levaria aqueles porque falava o idioma. E Frederico conta que “o rapaz então me disse que o aniversário dele estava próximo e que aqueles três livros eram o seu presente. Fiquei sem o que falar, emocionado”.

“Como deu certo, decidi em lugar de esperar o ano que vem, resolvi fazer outro logo outro evento, agora, dia 14 de março e manter na mesma praça, pois nasci e cresci na Floresta, ela é graciosa, tem movimento de pedestres e muitos frequentadores”, fala Frederico.

Assim, ele, além de realizar o seu sonho de estar perto dos livros, colabora na divulgação e na criação do hábito de leitura, coisa que anda meio esquecida nos dias de hoje.

Serviço
Doação de Livros – É só chegar e pegar . E pode doar também
Local: Praça Comendador Negrão de Lima – Floresta
Horário: a partir de 10h até o final da tarde.
Evento gratuito

Anúncios