Dia do Pequeno Artista - Santa Tereza Tem
Logo

 Dia do Pequeno Artista

 Dia do Pequeno Artista com entrada gratuita no Palácio das Artes

 Dia do Pequeno Artista, evento com programação inédita e gratuita em homenagem às crianças,  próximo sábado (29/10), de 10h até 16h, na Galeria Aberta Amilcar de Castro, a Sala Juvenal Dias e o Cine Humberto Mauro e nos Jardins do Palácio das Artes. Os espaços estarão abertos para receber crianças, pais, mães e acompanhantes com apresentações artísticas, atividades formativas e brincadeiras voltadas para os pequenos.

O dia começa com apresentações para primeira infância, trabalhando diversas expressões artísticas – Música, Teatro, Dança e Circo – com foco específico no desenvolvimento e estímulo às crianças de até 6 anos. Em seguida, as crianças poderão participar de oficinas de jardinagem, brinquedos reciclados e circo. Ao longo de todo o dia, palhaças brincantes animarão os presentes com jogos e histórias, além de muitos brinquedos e guloseimas.

Dia do Pequeno Artista – Créditos Paulo Lacerda

Programação Completa:

10h às 17h | Palhaças Brincantes

Jardins, Galeria Aberta Amilcar de Castro e Arena Cefart

10h às 17h | Brinquedos

Jardins

Tudo o que as crianças mais gostam em um só lugar. A diversão é garantida com diversas opções de brinquedos paras as crianças se aventurarem com segurança, e opções de delicias como pipoca e algodão doce.

10h | Apresentação Musical para crianças, com o Grupo Voilá

Galeria Aberta Amílcar de Castro

Uma performance envolvendo contos, música e encenação, levando ouvintes curiosos a uma viagem ao tempo pela história do compositor Tchaikovsky. Quando criança, Tchaikovsky gostava muito de ouvir histórias. Já adulto, compôs uma série de peças para que seu sobrinho Bobik, de seis anos de idade, pudesse tocar ao piano. Nessa apresentação, os personagens que inspiraram o compositor, como a boneca doente, o soldadinho de chumbo, o camponês e a malvada bruxa Baba-Iaga contam as estórias desse grande músico.

10h às 12h | Oficina de Aquarela

Arena Cefart

A atividade busca despertar nas crianças a experiência artística. As artes e pinturas não só auxiliam no desenvolvimento motor como as crianças aprendem a importância da água e como ela pode diluir e saturar as cores. É uma oportunidade de expressão com muita diversão.

11h | Peça teatro infantil “BOO”, com Minha Companhia

Sala Juvenal Dias

Uma história divertida e surpreendente com as palhaças Brisa (Janaina Morse) e Tecla (Maria Tereza Costa), personagens que caem de paraquedas no meio de uma floresta perigosa. Lá, elas encontram seus maiores e piores medos, descobrem como sobreviver, enfrentar e superar suas dificuldades com muita coragem. “Boo” é o novo trabalho da Minha Companhia, dedicado ao público infantil, que traz o medo como tema. Em cena, as palhaças Brisa e Tecla refletem sobre o medo na perspectiva da infância, de maneira leve e bem-humorada, com muita palhaçada e música.

12h | Cineminha

Cine Humberto Mauro

A criançada e o público jovem terão espaço especial no Cinema Humberto Mauro, com uma programação do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FestCurtasBH). Para os pequenos e jovens cinéfilos, o cinema exibirá curtas-metragens selecionados com exclusividade. Os curtas-metragens abordam temas como amizade, amor, infância, juventude, preconceito, entre outros.

12h | Peça de Teatro Infantil “Brincadeira Séria”

Galeria Aberta Amílcar de Castro

12h às 14h | Oficina de Jardinagem

Arena Cefart

Para entender a importância do verde, cuidar de um ser vivo e aprender a respeitar o meio ambiente, as crianças terrão acesso a uma oficina especial de jardinagem: plantando uma semente, mudando uma planta de vaso, regando e aprendendo um pouco da linguagem das plantas.

13h | Cineminha

Cine Humberto Mauro

14h | Apresentação do Coral Infanto-juvenil do CEFART

Galeria Aberta Amílcar de castro

15h | Peça de Teatro Infantil “AVOAR”, com Minha Companhia

Sala Juvenal Dias

“Avoar” é um show infantil, autoral, divertido e interativo, realizado totalmente ao vivo pelas palhaças Brisa (Janaina Morse) e Tecla (Maria Tereza Costa). É um convite para experimentar a imaginação, a brincadeira, a diversão e a alegria entre toda a família.

13h às 15h | Oficina de Chocalho

Arena Cefart

As crianças aprenderão a confeccionar um divertido chocalho. Para confecção deste instrumento serão utilizados barbantes, tampinhas de garrafas e outros materiais reutilizáveis.

16h | Apresentação da Escola de Dança do CEFART

Galeria Aberta Amílcar de Castro

O repertório foi concebido pelas estudantes dos cursos da Escola de Dança, e abrange obras autorais e recriações de coreografias clássicas e contemporâneas. Apresentações: “Acredite!”, de Nina Carvalho Vivacqua e Sophia Maciel Gonçalves Alves; “A Gênia Mirim”, de Manuela Torres Dias; “Eu mesma”, de Marcela Giovanna Duarte Pontes; “Love”, de Elisa de Assis Albernaz; e “A dream”, de Evelyn Caldas.

15h às 17h – Oficina de Circo

Arena Cefart

Através de jogos lúdicos, os alunos serão apresentados ao universo do circo. O curso oferece brincadeiras circenses trabalhando a concentração, coordenação motora, ritmo e outras habilidades dos pequenos.

DIA DO PEQUENO ARTISTA

Data: 29 de outubro (sábado)

Horário: 10h até 16h

Local: Palácio das Artes

(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Classificação Indicativa: Livre

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Anúncios