Multiverso: Concerto para bebês Dó-Mi-Bebê - Santa Tereza Tem
Logo

Multiverso: Concerto para bebês Dó-Mi-Bebê

Dó-Mi-Bebê: concerto para bebês no Espaço do Conhecimento UFMG em única apresentação

No sábado (29) às 17h,  aberto ao público no Espaço do Conhecimento UFMG (limitado a 60 pessoas por ordem de chegada)

  Já imaginou um espetáculo onde bebês e crianças de todas as idades são incentivados a participar da apresentação, sem limitações, ou cara feia, já que muitas vezes é a expressão mais comum de alguns adultos, quando pensam que a criança aprontou? Isso porque os bebês não apenas ouvem as músicas (clássicas e de outros ritmos), mas participam da apresentação com balbucios, gestos, movimentos, danças, olhares e sorrisos e podem, inclusive, interagir e brincar com os artistas. Assim será o Multiverso: Concerto para bebês Dó-Mi-Bebê, que acontecerá no sábado, 29 de outubro, às 17h, no 5º andar do museu, com capacidade para até 60 pessoas (por ordem de chegada). 

O Concerto para bebês Dó-Mi-Bebê foi concebido e produzido pelas professoras Betânia Parizzi e Angelita Broock, da Escola de Música da UFMG e do Centro de Musicalização Integrado (CMI), com a participação dos alunos da disciplina optativa Espetáculos Musicais para Bebês, oferecida pelas duas professoras.

Alunos da disciplina – Espetáculos Musicais para Bebês (UFMG)

Conforme explica Betânia Parizzi: “nosso público prioritário são bebês de  até dois anos de idade, mas crianças mais velhas também são bem-vindas, bem como pessoas de todas as idades. Neste concerto interativo, músicos, bebês, crianças e seus pais viverão momentos mágicos de muita leveza e alegria, sem que uma palavra seja dita! A interação acontecerá por meio da música”, antecipa.

Sobre a composição do repertório e sua inspiração, Angelita explica que “o concerto foi inspirado em pesquisas sobre o desenvolvimento musical da criança, que fundamentam a Educação Musical para bebês. O repertório é composto por obras de Bach, de Alda Oliveira, da Companhia de Música Teatral de Portugal e do folclore brasileiro.” O evento realizado no Espaço do Conhecimento UFMG é também uma atividade de encerramento do Simpósio Internacional de Música com Gestantes e Bebês, realizado nos dias 27, 28 e 29/10.

Betânia esclarece ainda que o foco total da apresentação é mobilizar as crianças por meio da experiência musical. “Os músicos não somente tocam e cantam, eles precisam se transformar em música, com a sua linguagem corporal expressiva, com o manuseio do instrumento, com os sons que fazem com o corpo. Assim, o bebê não só ouve a música, ele também ‘vê’ a música”, ressalta.

Pouco comum, esse modelo de concerto confere muita liberdade ao bebê, de maneira que podem escolher o que mais lhe interessa, ouvir, dançar ou dirigir-se aos intérpretes. Além disso, eles têm a possibilidade de ouvir música feita ao vivo e não em gravações ou mesmo em um palco mais distante, com intérpretes do mais alto nível artístico executando as peças.

Betânia destaca, por fim, que os bebês e as crianças são pessoas com gostos, critérios e capacidade de se emocionar com o que ouvem. Nesse sentido, constituem um público aqui e agora, e não no futuro.

O Concerto para Bebês Dó-Mi-Bebê foi inspirado em estudos da neurociência sobre o desenvolvimento musical da criança. Confira bate papo sobre  esse tema no https://www.youtube.com/espacoufmg. A atividade integra o Multiverso,  evento que acontece desde 2017, sempre às 17h. As apresentações integram o Circuito Cultural da UFMG, por meio do Programa Muitas Culturas, realizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) em parceria com os museus e espaços de cultura da UFMG. 

Serviço: Multiverso: Concerto para bebês Dó-Mi-Bebê
Quando: 29 de outubro, às 17h
Público: bebês, crianças, jovens, adultos e idosos
Número de vagas:   60 vagas
Onde: presencial no 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários
Coordenadoras: professoras Betânia Parizzi (UFMG) e Angelita Broock (UFMG)
Gratuito e com classificação livre

Anúncios