Noite Internacional de Observação da Lua embala sábado à noite no Espaço - Santa Tereza Tem
Logo

Noite Internacional de Observação da Lua embala sábado à noite no Espaço

Cercada por muita poesia e belas canções, a Lua e seus fenômenos naturais seguem povoando nossa imaginação. Muitas vezes cercada de mistérios e encantamento, esse astro também se relaciona à busca por e inovações tecnológicas. Há inclusive países, como a China e a Rússia, que planejam, em conjunto, construir uma estação de pesquisa e realizar missões para coletar amostras lunares. 

Telescópio Espaço do Conhecimento UFMG (Créditos Fernando Silva)

Muitas indagações rondam esse satélite natural da Terra, causando a atração e admiração da humanidade desde os tempos mais remotos. Ainda existem muitos fatos que a maioria de nós desconhece sobre a Lua. Para aprender mais sobre essa nossa bela companheira, de muitas fases, no próximo sábado, 1º de outubro, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe mais uma edição da Noite Internacional de Observação da Lua, data comemorada por diversos países ao redor do mundo. Nessa noite, os dois telescópios do Espaço estarão apontados para o satélite, e o público poderá ver seus detalhes. A partir das 17h30, serão distribuídas 70 senhas gratuitas na recepção. A Observação Noturna começa às  19h, dependendo das condições climáticas para ser realizada.

Conhecido como InOMN, ou International Observe the Moon Night, o evento foi proposto pela NASA Night Sky Network e é realizado anualmente, com o intuito de estimular a observação da Lua, abordando suas características básicas, detalhes técnicos e outros fenômenos. A data escolhida para a celebração é sempre em setembro ou outubro, quando a Lua está próxima do quarto crescente – uma ótima fase para sua observação no início da noite.


No Espaço do Conhecimento UFMG, haverá uma programação especial, com várias sessões no Planetário a partir das 13h, com destaque para a sessão das 18h, “A Lua e o Zodíaco”, inserida  na programação especialmente para  esta ocasião. Outro destaque é a observação celeste no Terraço Astronômico e a oficina Fases da Lua, a partir das 15h. As atividades serão acompanhadas pela equipe do Núcleo de Astronomia do museu.

Vale ressaltar que, caso as condições climáticas não estejam favoráveis no dia do evento, a observação nos telescópios precisará ser interrompida.

Noite Internacional de Observação da Lua
Sábado, 1º de outubro de 2022

Observação Noturna
Quando: a partir das 19h
Onde: Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Entrada: gratuita mediante retirada de senha  na recepção do museu a partir das 17h30

Oficina Fases da Lua
Quando: às 15h
Classificação: a partir de 7 anos
Descrição: a oficina vai ensinar o participante a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário, descobrir quando ela nasce e se põe, entender suas fases e o porquê da ocorrência de eclipses. Serão utilizados modelos construídos em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos.
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Entrada: gratuita mediante retirada de bilhete na recepção

Sessões de Planetário
Noite Internacional de Observação da Lua
13h – O Segredo do Foguete de Papelão
14h – Arqueoastronomia Maia
16h – Inconfidências
18h – A Lua e o Zodíaco (sessão comentada)
19h – Da Terra ao Universo
20h – Dois Pedacinhos de Vidro
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

*Confira horários e sinopses clicando aqui!

Serviço
Programação especial da  Noite Internacional de Observação da Lua
Data: Sábado, 1º de outubro de 2022
Classificação indicativa: livre

Anúncios