Oficina de pintura corporal Ye’kwana - Santa Tereza Tem
Logo

Oficina de pintura corporal Ye’kwana

Neste sábado acontece a oficina de pintura corporal Ye’kwana, aberta ao público no Espaço do Conhecimento UFMG. A programação integra o Agosto Indígena, que até dia 31, promove atividades formativas voltadas para a reflexão da diversidade cultural dos povos indígenas. Confira a programação completa que acontece até 31 de agosto clicando aqui!

Aberta a até 15 participantes, com duração de 1h, a oficina será ministrada por Marciane Rocha, artesã ye’kwana e estudante do curso de Antropologia da UFMG. Ela conduzirá uma sessão de pintura corporal utilizando os “carimbos” tradicionais ye’kwana, com pintura de rosto, pernas e braços  demonstrando os padrões gráficos ye’kwana.

Durante a oficina, enquanto a artesã pinta os corpos dos participantes, serão narrados excertos das narrativas tradicionais ye’kwana, as wätunnä, narrativas que contam sobre o tempo das origens do mundo, quando alguns dos desenhos, hoje usados na pintura corporal, foram adquiridos pelos Ye’kwana nas suas interações com os animais. Segundo a tradição desses povos, no passado relatado em Wätunnä, não havia diferença entre as espécies animais e humanas. Já no presente, os humanos perderam a capacidade de enxergar a forma humana dos animais e os veem apenas sob as formas corporais que os animais assumem, distintas da humana.

A pintura corporal é parte fundamental das tradições dos povos indígenas, inclusive se relacionam com a proteção da pessoa, de um corpo forte e saudável, fazendo parte do modo de vida ye’kwana. Durante a oficina, estes temas serão abordados de forma lúdica, permitindo que pessoas de todas as idades tenham a oportunidade de pintar o corpo e ouvir um pouco dessas histórias.

ServiçoOficina de pintura corporal Ye’kwana com Marciane Rocha
Data: 20 de agosto (sábado)
Horário: às 15h
Oficineira: Marciane Rocha –  artesã ye’kwana e estudante do curso de Antropologia da UFMG
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG. (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

Anúncios