Encontro com Iemanjá - Santa Tereza Tem
Logo

Encontro com Iemanjá

Encontro com Iemanjá, Festejo Tradicional dos Terreiros de Umbanda na Lagoa da Pampulha, dia 12 de agosto

Foto Nereu-Jr-Cavalheiro

Neste sábado, dia 12 de agosto, acontece a tradicional Festa de Iemanjá, no portal de Iemanjá na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. A festa começa com uma carreata com os terreiros de Umbanda e público interessado, saindo do CRJ (Centro Referência da Juventude) na Praça da Estação, no centro de BH, com concentração a partir das 14 horas. 

A tradição que já foi eleita como patrimônio imaterial da cidade de Belo Horizonte toma ainda mais força este ano, chegando ao 70º encontro. Devido ao sincretismo religioso, a celebração de Iemanjá acontece no mês de agosto, pois no dia 15 é celebrada Assunção de todas as Nossas Senhoras e de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da capital mineira.

Na festa de Iemanjá, no dia 12 de agosto, além da cerimônia religiosa e dos terreiros presentes, haverá barraquinhas com artesanatos, roupas, comidas típicas e bebidas.

“Precisamos dar visibilidade à nossa festa para reafirmarmos nosso direito de celebração de uma religião de matriz africana e combater os frequentes ataques físicos e verbais que as casas de Umbanda e Candomblé vem sofrendo. A intolerância religiosa não pode calar nossos tambores” afirma Pai Ricardo (Ricardo de Moura), presidente do centro de Umbanda Pai Jacob do Oriente e presidente do RUM (Reunião Umbandista Mineira) que conta com a participação de 30 terreiros de Belo Horizonte e Região Metropolitana, que realizam a festa.

Ritualística

O evento começará com apresentações culturais e artísticas dos convidados: Thirey do Afoxé Ilê Odara e Sérgio Diaz. Em seguida, começa a solenidade de abertura com o hino da Umbanda, a defumação e a pemba. Após esse momento, é realizada a lavagem das escadarias, a entrega das flores, e a entrega dos barcos e presentes para Iemanjá.

Após a cerimônia de abertura, as casas de Umbanda presentes darão início às suas giras, em que os médiuns incorporados darão passes no público de forma gratuita, como acontece nos terreiros; então, é só chegar e participar.

Sincretismo religioso e preservação ambiental

O local da festa será limpo antes e depois da festa. “Vamos varrer tudo antes e depois da festa. A Umbanda é natureza, temos que preservar o ambiente onde estivermos. Queremos divulgar a expressão de nossa religiosidade e cultura, quebrando preconceitos. Pedimos aos participantes para que, coloquem apenas o que a natureza consome, resíduos e embalagens de plástico, vidros e outros devem ser descartados nas lixeiras”, conclui o presidente da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, Ricardo de Moura.

Encontro com Iemanjá 2023

Dia 12 de agosto

A partir de 18h

Praça de Iemanjá, Av. Otacílio Negrão de Lima, n⁰ 300

O ponto de encontro da carreata é no Centro de Referência da Juventude (CRJ) na Praça da Estação a partir das 14h.

Matéria relacionada
Festa de Iemanjá é reconhecida como patrimônio imaterial de BH

Anúncios