Festival de Inverno UFMG no Espaço do Conhecimento - Santa Tereza Tem
Logo

Festival de Inverno UFMG no Espaço do Conhecimento

De 18 a 23 de julho, a Pró-Reitoria de Cultura da UFMG promove  o 54º Festival de Inverno UFMG. Nesta edição, o tema-manifesto “Por uma política de cultura na universidade” faz coro em defesa da universidade pública, da ciência e do papel central da cultura na missão das instituições.

O festival, que terá a duração de seis dias,  acontece de forma gratuita e aberta à população, a partir de apresentações artísticas, rodas de conversa, exposições e muito mais. A programação ocorre nos seguintes espaços de cultura da Universidade Federal de Minas Gerais: o Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro), o Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro) e o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários).

Sessões de planetário, observação noturna dos astros, oficina de Libras e concerto do coral Ars Nova farão parte da programação do Espaço do Conhecimento, no dia 23 de julho.

Espaço do conhecimento UFMG -foto-Camila Miranda

Confira:

Oficina Libras para Crianças – 23 de julho, às 14h

Descrição: Durante a oficina, as crianças serão apresentadas aos sinais básicos da Libras por meio de exercícios e jogos. Não sendo necessário o conhecimento prévio de Libras.

Público: crianças a partir de 06 anos e adolescentes (até 15 participantes, senhas retiradas na recepção).


Concerto Ars Nova no Museu – 23 de julho, às 17h

Descrição: A série de concertos “Ars Nova no Museu” traz consigo um repertório preenchido por diversas canções populares brasileiras e internacionais. A proposta foi pensada com a finalidade de aproximar o coro a um público geral, que vai além dos ouvintes e apreciadores da música erudita. O repertório inclui clássicos da MPB, e um medley de Milton Nascimento, arranjado pelo Maestro Lincoln Andrade. O concerto também apresentará canções que foram gravadas exclusivamente pelo Ars Nova, como “Ponto de Oxum Yemanjá” e “Baião Armorial”.

Local: no hall do 5º andar (sujeito à lotação por ordem de chegada)


Observação Noturna – 23 de julho,  de 19h às 20h45 – Retirada de 70 senhas a partir das 17h30.

O Terraço Astronômico do Espaço conta com dois telescópios e um teto retrátil, que permitem que o público possa contemplar objetos diferentes no céu de BH. A atividade é gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção no dia do evento

Público: A cada 15 minutos, um grupo de 10 pessoas terão acesso ao Terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.


SESSÕES DE PLANETÁRIO – 23 de julho

11h – O Segredo do Foguete de Papelão

Uma viagem fantástica pelo Sistema Solar imaginada por crianças que constroem um foguete com caixas de papelão. 

13h – Arqueoastronomia Maia

Em uma festa de cores e sons, a sessão faz uma viagem por seis templos maias: San Gervasio, Chichén Itzá, Uxmal, Edzná, Palenque e Bonampak, nos quais o espectador mergulha em um mundo de conhecimento maia.

16h – Inconfidências (sessão gratuita)

O “Inconfidências”, que propõe uma reflexão sobre a atividade mineradora no estado de Minas Gerais e seus impactos ao longo dos anos. 

18h –  Da Terra ao Universo

Nesta sessão, os telespectadores se deleitam com o esplendor dos vários mundos no Sistema Solar e a incrível imensidão de galáxias. 

20h – Dois Pedacinhos de Vidro

A partir de uma noite de observação astronômica, o filme conta a história do telescópio, desde a luneta de Galileu até os modernos instrumentos de observação astronômicos. 

ServiçoEspaço do Conhecimento UFMG integra a programação do 54° Festival de Inverno 
Quando: De 18 a 23 de julho
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários.
Atividades gratuitas

Anúncios