Santa Tereza se enfeita para a celebração de Corpus Christi - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza se enfeita para a celebração de Corpus Christi

Santa Tereza se enfeita para a celebração de Corpus Christi, com tapete de serragem na Praça, para receber a procissão deste feriado

Para celebrar a data de Corpus Christi (Corpo de Cristo em latim) que é uma festa católica de louvação ao Senhor, a Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha organiza junto a fieis uma programação religiosa pelo bairro de Santa Tereza. O ponto principal da celebração é a procissão com o Santíssimo, considerada uma manifestação pública de fé na Eucaristia.

Há alguns anos, foi resgatada pela paróquia a tradição de enfeitar com tapetes de serragem colorida a Praça de Santa Tereza, por onde passa a procissão, que lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja

É também tradição, especialmente nas cidades históricas mineiras, como Ouro Preto, onde teve início, as pessoas enfeitarem as janelas das casas, colocando toalhas coloridas e flores.

Os tapetes, feitos pelos voluntários paroquianos, são obras de arte (fotos acima) feitas, além da serragem colorida, tampinhas de garrafa, flores.

Programação

Anúncios