Santa Leitura de volta à Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Leitura de volta à Santa Tereza

Projeto “Santa Leitura” de volta à Santa Tereza em novo formato, no dia 19 de junho

Dizem que o bom filho à casa volta e então, depois de quatro anos ausente, o projeto “Santa Leitura” retorna à Praça de Santa Tereza, Belo Horizonte, com uma nova roupagem. Agora, a maior biblioteca a céu aberto da America Latina passa a ser infantil e bilíngue, com livros em inglês e em português. O retorno acontece no dia 19 de junho, domingo, a partir das 10h às 12h e a entrada é gratuita.

Então, papais, mamães, avós e avôs, tios e tias levem suas crianças para brincar, se divertires e tomar gosto pelos livros, na Praça de Santa Tereza, dia 19, domingo, pela manhã.

O que é o Santa Leitura

O projeto voluntário e sem fins lucrativos, tem como objetivo despertar na criança, ou até mesmo no adulto, o desejo de ler. Criado em 10 de Junho de 2010, ao completar 12 anos quem ganha o presente são os frequentadores da praça Duque de Caxias.

Estela Cruzmel, criadora do projeto conta que “com a pandemia muita coisa mudou, precisei fechar alguns pontos de leitura em BH, como o da praça Salvador Morici, no bairro Floresta, Comunidade Sagrada Família e Taquaril”. Em contrapartida, Estella montou o “Mercado das Pulgas Santas”, um brechó para angariar fundos para o projeto, que é custeado pela própria idealizadora. O espaço fica na rua Mármore, número 470 em frente a praça Duque de Caxias e ao lado da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha.

O “Santa Leitura” chegou à Praça de Santa Tereza em abril de 2013 e permaneceu até 2018, com os eventos mensais de incentivo à leitura para todas as idades. Agora, com esse novo formato, infantil e bilíngue, o projeto está de volta e pretende levar para o local muita cultura e entretenimento.

Atualmente, o projeto está presente no bairro Castanheiras, em Sabará-MG, com uma biblioteca infantil, além de fazer parte das Obras Sociais São Gabriel. “Tem sido muito gratificante trabalhar com crianças, é um trabalho de raiz, é imaginar que a criança poderá no futuro mudar a realidade não só dela, mas da família toda e isso me dá alegria, me faz seguir em frente mesmo com muitas lutas”, afirma a idealizadora.

Novidades do Santa Leitura

O espaço em inglês será coordenado pela psicóloga Ana Carolina Araújo, que há alguns anos participa do projeto como voluntária, ministrando palestras. Na oportunidade ela será acompanhada pelo americano Benjamin Pádua Cruz, neto de Estella Cruzmel, onde ambos darão assistência para as crianças no espaço da biblioteca a céu aberto em inglês. Haverá também o espaço em português, que consiste em uma passarela de vinte metros com uma variedade enorme de livros infantis.

Para os adultos que estiverem acompanhando as crianças, haverá o “Espaço Poesia”, com livros para todos os gostos de autores como Cecília Meireles, Adélia Prado, Drummond, Fernando Pessoa, Henriqueta Lisboa, entre muitos outros.

O evento contará ainda com a presença ilustre do escritor infantil e contador de histórias, Pierre André. “Pierre é um grande voluntário e amigo que está conosco no projeto há nove anos. Ele estará no evento nos brindando com a história do livro “Anthony, o Apressadinho”, que foi lançado no Minas Tênis Clube, na última segunda-feira, dia 13 de junho de 2022”, comenta Estella.

No “Santa Leitura”, os livros são lidos na praça e ao término do evento são recolhidos.
Os livros em inglês por exemplo, são comprados fora do Brasil. “Nas viagens que faço, sempre trago a mala de mão cheia de livros. Já há alguns anos tenho programado o “Santa Leitura Bilíngue”, é mais um sonho que se realiza. Inclusive, dos quatros livros já publiquei, dois são bilíngues. Sinto que as crianças ficam mais animadas com esse diferencial, já sinto isso na periferia”, destaca Estella.

O evento contará com um grande painel das fotos, contendo uma retrospectiva dos cinco anos do “Santa Leitura” em Santa Tereza. “Confesso que é uma grande emoção estar de volta nesse bairro que respira cultura”, finaliza Estella.

Serviço
Santa Leitura
Local: Praça de Santa Tereza (Duque de Caxias), Santa Tereza
Horário: De 10 às 12h
Entrada franca

Anúncios