Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Espaço do Conhecimento UFMG

Espaço do Conhecimento UFMG programação gratuita desta semana (7 de a 12 de junho)

Espaço do Conhecimento UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) retoma as observações no Terraço Astronômico

Fotos

Após mais de 2 anos , o Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG retomou suas atividades no dia 4 de junho, o que vai permitir o público reconher as constelações no céu. A atividade é conduzida pela equipe do Núcleo de Astronomia do museu.  

A observação noturna dos astros é uma das mais tradicionais atividades que o Espaço do Conhecimento UFMG oferece. De acordo com Nathália Fonseca, doutora em Física e assessora do Núcleo de Astronomia do museu, “estamos retomando a atividade de observação do céu noturno de forma muito especial, observando o aglomerado Estelar Caixinha de Jóias, que possui relação direta com a exposição virtual Sertão Mundo. As principais constelações e astros da noite poderão ser observados a olho nu e através de telescópios, com o acompanhamento e explicações por membros da equipe do Núcleo de Astronomia”, explicou.

O  Terraço Astronômico do Espaço conta com dois telescópios e um teto retrátil, “assim, o público poderá novamente contemplar dois objetos diferentes na mesma noite. É possível, por exemplo, ver a Lua e um planeta em uma única visita ao museu”. 

Creditos das fotos – Vitor Amaro

A atividade é  gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção no dia do evento. A cada 15 minutos, um grupo de 10 pessoas terá acesso ao Terraço para observar nos telescópios e tirar dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade. São distribuídas 70 senhas individuais a partir de 17h30 na recepção do museu, por ordem de chegada. Nathália recomenda chegar mais cedo: “Por  se tratar de  uma atividade muito disputada, as pessoas formam fila antes do horário para pegar o bilhete”. 

Atualmente, o Espaço do Conhecimento possui três telescópios, sendo o maior deles do tipo refletor, ou seja, o elemento principal que capta a luz do objeto é um espelho, e o menor do tipo refrator, cujo elemento principal é uma lente. Além deles, um terceiro telescópio é colocado no terraço durante a observação aos domingos, exclusivamente para observação do Sol. Ele possui um filtro especial que permite observar detalhes da superfície solar sem causar danos à visão.

Observações Solares

Nos dias 12, 19 e 26 de junho, a partir das 11h, também será retomada a atividade gratuita de observação do Sol, ofertada a grupos reduzidos de 10 pessoas a cada 15 minutos. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção – serão distribuídas 70 –  a partir das 10h.

Planetário

Planetário

No Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, o público tem uma visão de 180º x 360º: todo o ambiente se transforma em cinema imersivo, com sensação de profundidade e total envolvimento. A sala conta com um sistema híbrido que combina o projetor analógico Skymaster ZKP4 com os projetores digitais Space Gate Duo. Em um domo de 9 metros de diâmetro, o encontro dessas tecnologias permite a realização de sessões comentadas pela equipe de Astronomia do museu e sessões de filmes digitais fulldome.

Instalado no quinto andar, com cadeiras reclináveis e sala climatizada, o Planetário tem capacidade total de 65 pessoas e funciona em sessões regulares ao longo de todo o dia. Para consultar a programação, clique aqui.

Atualmente, a exibição é de uma sessão diária de terça a sexta (às 16h), três sessões aos sábados (às 13h, 16h, 18h e 2oh) e duas aos domingos (13h e 16h). Saiba mais clicando aqui

Fases da lua

Oficina Fases da Lua – 11 de junho, às 15h

Nova, crescente, cheia ou minguante. As formas que a Lua ganha, ao longo do mês, sempre fascinaram o ser humano. No sábado, a oficina Fases da Lua vai ensinar os participantes a prever a visibilidade do nosso satélite em qualquer dia e horário: quando ela nasce e se põe, suas fases e por que ocorrem os eclipses.

A atividade convida os visitantes a usar modelos de papel, a luz do Sol e o próprio corpo para compreender os fenômenos celestes. Fases da Lua é indicada para pessoas maiores de 08 anos e tem duração prevista de uma hora. Os interessados devem retirar uma senha gratuita na recepção do museu no dia da atividade. Não perca!

Endereço: Praça da Liberdade, 700
Telefone para mais informações: 3409-8350

Anúncios