Isopor de marmita a rodapé - Santa Tereza Tem
Logo

Isopor de marmita a rodapé

Rede Lixo Zero Santa Tereza integra a cadeia de reciclagem do isopor

Por Lucas Krauzt

O isopor, prático, leve, isolante térmico, é um dos produtos mais utilizados em embalagens de alimentos e eletroeletrônicos, com o porém de, ao ser descartado no lixo comum, ser um dos resíduos que mais impactam o meio ambiente, entulhando os aterros sanitários, levando até 400 anos para se decompor e poluindo rios e mares.

Apesar de sua reciclagem do isopor ser possível e viável, poucos sabem desse fato. O processo de reaproveitamento desse material começa com a coleta desse material pelos catadores ligados às cooperativas de catadores. Em Santa Tereza o isopor é entregues pela Rede Lixo Zero, em seu núcleo da Rua Bom Despacho 205, pelos moradores participantes do programa. Daqui é levado para a Coopersol Leste (Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste), parceira da Rede Lixo Zero Santa Tereza, armazenado e depois transportado para a indústria Santa Luzia, que processa a reciclagem no estado de Santa Catarina.

Vilma Stevam, presidente da Coopersol Leste, afirma ser gratificante recuperar esse material que, já que,além de ser sustentável, ele não irá para o aterro sanitário. O material recolhido é vendido, gerando renda para os catadores da cooperativa, algo em torno de R$ 1,30, por quilo.

Se você quiser também participar desta ação de grande importância para todo o bairro entre em contato com o pessoal da Rede pelo 998584155/ 997284247
Facebook.com/lixozerosantatereza

Processo de reciclagem

 O isopor, também conhecido como EPS (Poliestireno Expandido), é composto por 98% de ar e 2% de plástico, que precisam ser separados no processo de reciclagem. Segundo, Pedro Caiafa, sócio diretor do centro de reciclagem da Eco-lógica, essa separação consiste no aquecimento do isopor em uma temperatura ideal, que não derreta o plástico e faça o ar sair. O resultada é a formação da “borra”, um material semelhante à madeira, porém resistente à umidade.

É a partir dessa “borra”, que novos produtos serão produzidos. A empresa Santa Luzia é a maior recicladora de isopor da América Latina, produzindo a partir do poliestireno reciclado, perfis, molduras, revestimentos de pisos e paredes, decks para piscinas, rodapé, entre outros, gerando impacto social, ambiental e econômico. A empresa, que começou a reciclagem em 2002, já transformou mais de 68 mil toneladas de poliestireno (Isopor®), que foram retiradas do meio ambiente e reutilizadas.

Curiosidades sobre o isopor

– É 100% reciclável

– Leva 400 para se decompor na natureza

– O descarte na natureza pode trazer sérios prejuízos para o meio ambiente, principalmente para a fauna.

– Usado na construção civil gera menor consumo de aço e ferro.

– Excelente isolante térmico e acústico, não prolifera a criação de micro-organismos

– O EPS – Poliestireno Expandido, conhecido popularmente como isopor foi descoberto na Alemanha em 1949, pelos químicos Fritz Stastny e Karl Buchholz

Matérias relacionadas
Três anos da Rede Lixo Zero Santa Tereza
Rede Lixo Zero Santa Tereza é premiada

Anúncios