Cursos gratuitos no Centro de Formação Artística e Tecnológica - Santa Tereza Tem
Logo

Cursos gratuitos no Centro de Formação Artística e Tecnológica

Cursos gratuitos no Centro de Formação Artística e Tecnológica -Cefar- Inscrições de 12 a 31 de janeiro

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, um dos mais tradicionais centros de formação artística de Minas Gerais, abre inscrições para seus Cursos Regulares em Artes, que podem ser realizadas gratuitamente do dia 12 até o dia 31 de janeiro de 2022 através de formulário on-line.

São 385 vagas em 16 diferentes cursos das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena, além do projeto permanente de extensão Coral Infantojuvenil. As aulas iniciam-se em maio de 2022, e serão ministradas, em sua maioria, em formato presencial. 

Aulas de dança fazem parte das atividades oferecidas – crédito: Ed Féliz

Os cursos seguem com apoio pontual da plataforma de ensino remoto Cefart Virtual, implementada no último ano como medida temporária de contingenciamento e prevenção à pandemia, que se consolidou como ferramenta essencial para compartilhar conteúdos teóricos e práticos. Os Cursos Regulares do Cefart disponibilizam vagas para as diversas faixas etárias, entre jovens, adultos e idosos.

Segundo Marta Guerra, Diretora do Cefart, “com o novo edital, fortalecemos a ampliação de alunos e otimizamos o acesso aos cursos, que mantém a inscrição on-line e gratuita. Além disso, a qualificação técnica dos cursos, que abordam todas as áreas do segmento artístico com modalidades abrangentes, atende aos interesses de uma diversa gama de candidatos”.

A Gerente de Ensino do Cefart Piedra Magnani chama a atenção para a volta das atividades presenciais, que já acontecem de forma gradual desde a segunda metade de 2021. “O Cefart Virtual possibilitou a formação de outros públicos fora da região metropolitana de Belo Horizonte, alcançando pessoas de outros estados, mas a modalidade de ensino presencial continua sendo a essência dos cursos de arte. É fundamental que tenhamos os encontros práticos, os laboratórios, e tudo que os cursos possuem como diferencial. Pensando no incremento das ferramentas de ensino a partir das tecnologias remotas, o Cefart mantém a plataforma virtual como apoio pedagógico”.

VAGAS E CURSOS OFERTADOS

·      A Escola de Artes Visuais oferece 100 vagas, sendo distribuídas entre os cursos de Arte e Educação (30), Básico de Curadoria (30), Básico de Expografia (30) e FIC Assistente de Produção Cultural (10).

·      A Escola de Dança oferece 60 vagas, dividas entre Curso Básico (20), Curso Pré-Técnico (20) e Curso Técnico  em Dança (20).

·      A Escola de Música, oferece 100 vagas, distribuídas entre Coral Infantojuvenil (15), Curso Básico (45), Curso de Regência de Bandas (20 vagas, e Curso de Musicalização para Adultos (20).

·      A Escola de Teatro oferece 60 vagas, ofertadas para Curso Técnico, divididas entre os turnos manhã (20) e noite (20), e para o Curso Laboratório de Investigação Cênica Digital (20).

·      Já a Escola de Tecnologia da Cena oferece 60 vagas, dividas entre os cursos FIC Auxiliar de Cenotecnia (15), FIC Figurinista (15), FIC Iluminador Cênico (15) e FIC Sonoplasta (15).

PROCESSO DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

A inscrição para os Cursos Regulares do Cefart é isenta de qualquer taxa. Para realizá-la, o candidato deve preencher o formulário do respectivo Curso de interesse, disponível no site da FCS (www.fcs.mg.gov.br). Os interessados deverão observar os pré-requisitos como idade mínima, escolaridade e experiência na área de interesse.

No ato da inscrição, os candidatos aos cursos Técnicos em Dança ou em Teatro devem ficar atentos à escolha para as vagas de livre concorrência ou àquelas que estão reservadas às pessoas que estudam ou estudaram integralmente em escola pública e que se autodeclaram negros, pardos ou indígenas. Sobre as vagas, vale destacar que o Cefart reserva 50% daquelas destinadas aos cursos Técnicos para candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental ou Médio em Escolas Públicas. Para dúvidas a respeito do edital, os interessados podem enviar e-mail para cefart@fcs.mg.gov.br ou entrar em contato pelos números de WhatsApp (31) 99400-1347 e (31) 99400-1341, de 9h às 17h.

O Processo Seletivo será realizado virtualmente para todos os cursos das Escolas de Artes Visuais, Música e Tecnologia da Cena, e nas Escolas de Dança e de Teatro a seleção terá etapas virtuais e presenciais intercaladas. As provas serão realizadas a partir de 9 de fevereiro até 30 de março de 2022, e o resultado final será publicado no site da FCS a partir das 18h de 14 de abril de 2022. No momento da matrícula, os candidatos aprovados deverão entregar a documentação conforme previsto no Edital.

Anúncios