Série Bares de Santê: Fundos da Floresta - Santa Tereza Tem
Logo

Série Bares de Santê: Fundos da Floresta

Bar Fundos da Floresta, Nárnia de Santa Tereza

O Fundos da Floresta é um bar temático, que há 13 anos, trouxe a magia e o misticismo pra Rua Paraisópolis com Dores do Indaiá. Quando você entra pela grande boca, passa por um armário (tipo o filme Nárnia), vê em uma “floresta encantada” com bruxas, fadas, gnomos e duendes.

O proprietário conhecido no bairro como Brother, idealizou o local, quando ali morava, em uma época chuvosa, admirando os cogumelos que cresciam no quintal devido à água constante. Ele lembra que  ouvia Ney Matogrosso na vitrola cantando, “O Vira”, sobre pirilampos, lobisomens, sacis e fadas. Daí ele decidiu: vou abrir um bar neste local e o nome será Fundos da Floresta, “apelido” antigo de Santa Tereza, para homenagear o bairro e baseado na letra dessa música.

A decoração temática, luz baixa e velas, os atendentes vestidos a caráter (fadas risonhas, duendes adoráveis e gnomos encantadores) leva a gente a viajar por um mundo de encantamento. E a bruxa madrinha visita o bar toda sexta-feira de lua cheia, trazendo sempre uma atração artística.  

Segundo Brother, “a intenção é transportar o cliente para outro lugar, fora da metrópole, tanto que não temos mesas na calçada. Ele entra em um mundo mitológico e encantado, onde a ventilação é natural, com o vento vindo da Rua Dores do Indaiá”.

Poções mágicas

O cardápio montado pelo Chef Márcio Odier, (também é cabeleireiro e maquiador das antigas do Santa Teresa), não foge à regra da casa, onde não poderiam faltar as poções mágicas.

Brother explica que os pratos são combinações que lembram o período medieval, época essa onde não se tinha a lógica: entrada/prato principal/sobremesa. Os alimentos salgados e doces eram colocados, ao mesmo tempo, nas mesas dos banquetes.

O ” Feitiço da Lua” (lagarto recheado com linguiça e ameixa acompanhado de um caldo de mel e mostarda e batatas empanadas com farinha de pururuca) e o “Doce Veneno” (costelinha de porco ao molho agridoce e mandioca na manteiga, são os carros-chefes.

 Para quem estranha essa combinação, o “bruxo chef Oldier criou também, poções mágicas apenas no salgadas. São as Batatas Encantadas, Pergaminhos da Malévola, A Menina e o Pássaro Encantado, Bruxurites (bolinhos vegetarianos) e o Mexidão da Bruxa (com a sua versão vegetariana) ”.

Para fazer jus à condição de BUTECO, comenta ele Brother, com uma risada inigualável, não pode faltar porções de contrafilé, linguiça com fritas ou mandioca, bolinhos de Bacalhau ou tilápia, pasteizinhos de Angu, fritas com Queijo e Bacon. E no frio caldinho de Feijão ou mandioquinha.

Os drinks que saem do caldeirão da magia são a poção mágica, néctar das fadas, além das cervejas floresta élfica, princesa élfica, terra élfica.

E claro, a música ao vivo, os músicos também vêm a caráter, vai do rock aos clássicos da MPB.

Fachada é caso à parte

A fachada, uma obra de arte, encanta os turistas e principalmente as crianças do bairro, que adoram tirar fotos com a bruxa da pedra, e já mostra o que você vai viver no interior da casa, uma experiência de magia.

Restaurada recentemente, mostra a bruxa madrinha em pé na pedra, a fada anfitriã, os guardiões eremitas e a entrada da casa é uma grande boca.

A arte, criada em 2013, é de autoria do artista Afonso Barra, de Três Corações, que infelizmente faleceu em 2017 aos 55 anos.

Quem quiser admirá-la, levar as crianças e fazer lindas fotos, o Fundos da Floresta fica à Rua Paraisópolis, 855.

Anúncios