Reabertura do Planetário - Santa Tereza Tem
Logo

Reabertura do Planetário

Reabertura do Planetário marca a retomada das atividades presenciais do Espaço do Conhecimento UFMG

A partir desta terça-feira,  4 de janeiro, o Espaço do Conhecimento UFMG ampliou ainda mais as atividades presenciais e fica aberto de terça à domingo, a partir das 12h.

Estão de volta  as aguardadas sessões do planetário, sendo uma sessão por dia (às 14h), de terça a sexta, e duas aos sábados (às 14h e às 17h), com ocupação reduzida, em conformidade com as indicações do Comitê Permanente da UFMG de Enfrentamento do Novo Coronavírus). 

Foto: Lucas Bragança

Sessões do planetário

Terça : 14h – Limite
Quarta : 14h – Arqueoastronomia Maia
Quinta: 14h – O Segredo do Foguete de Papelão
Sexta : 14h – Dois Pedacinhos de Vidro
Sábado : 14h – Alvorecer da Era Espacial e às 17h – Da Terra ao Universo
Domingo : 14h – O Segredo do Foguete de Papelão
Obs: com ocupação reduzida, seguirá os protocolos de segurança estabelecidos. 

INGRESSOS
INTEIRA: R$ 10,00
MEIA: R$ 5,00 sendo a forma de pagamento na recepção do museu com pagamento EXCLUSIVAMENTE  via cartão de débito. Os ingressos são emitidos SOMENTE no dia da sessão.

Visita mediada às exposições: Mundos Indígenas e Demasiado Humano

A atividade presencial,  consiste em um  passeio  com o público pelo universo dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xacriabá, Maxakali e Pataxoop, que contem sua própria história  na exposição. Cada visita contará com até 10 participantes e seguirá os protocolos de segurança estabelecidos. 
Dias: : 05, 07, 09, 12, 14, 16, 19, 21, 23, 26 e 28 de janeiro
Horário: 15h

Também é possível visitar a exposição  Demasiado Humano e ainda,  no primeiro andar do museu, serão  disponibilizados computadores para os visitantes navegarem pela  exposição virtual Sertão Mundo.

Outras atividades presenciais

Fases da Lua 
Dia:  08, às 15h

A oficina, elaborada pelo professor Francisco Prado,  vai ensinar os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário, descobrir quando ela nasce e se põe, entender suas fases e o porquê da ocorrência de eclipses. Serão utilizados modelos construídos em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos.
Público: crianças a partir de 07 anos, adolescentes, jovens e adultos (até 10 participantes e seguindo os protocolos de segurança estabelecidos).

Desdobrando o museu: Aves do Sertão
Dias:  15 e 30 de janeiro, às 15h
A oficina “Desdobrando o museu: Aves do Sertão” é um convite para a construção de origamis (dobraduras em papel), com inspiração na instalação “Ave, Sertão!”, da artista Dilce Laranjeira, na exposição virtual ”Sertão Mundo”. Assim, no vídeo as pessoas poderão conhecer um pouco da instalação e, por meio  de um passo a passo super divertido, construir um origami de uma dessas aves que habitam o sertão,  lugar que possui uma biodiversidade e cultura tão únicas! Cada dia da oficina contará com até 10 participantes e seguirá os protocolos de segurança estabelecidos
Público: crianças a partir de 06 anos, adolescentes, jovens e adultos

Espaço aberto a educadores   
Dias:
18 e 22 de janeiro, às 10h

Público: professores e educadores (cada dia do evento contará com até 20 participantes e será necessária a inscrição prévia, disponibilizada nas redes sociais do museu).

O Planisfério! 
Dias: 22 e 29, às 15h

O planisfério é uma representação plana da esfera celeste, que permite indicar quais constelações podemos ver no céu noturno em qualquer dia e horário em Belo Horizonte. O planisfério utilizado na oficina foi produzido como parte integrante da Sertão Mundo, exposição virtual do Espaço do Conhecimento UFMG, que tem como referência o Sertão, este lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa.
Cada dia da oficina contará com até 10 participantes e seguirá os protocolos de segurança estabelecidos.
Público: crianças a partir de 07 anos, adolescentes, jovens e adultos

Instagram: @espacoufmg
Twitter: @espacoufmg
Facebook: espacodoconhecimentoufmg/


A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), por meio do  Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Anúncios