1º Festival Noh! – Minas Dança a Dois - Santa Tereza Tem
Logo

1º Festival Noh! – Minas Dança a Dois

Festival Noh – Fotos Alice Guimarães

1º Festival Noh! traz entrevistas e workshops em resgate da dança de salão em BH

Para além das técnicas de expressão corporal, as danças de salão envolvem uma cadeia de afetos sobre a memória de pessoas e lugares, com um vasto impacto histórico e social provocado pelo ato de dançar a dois. Com base nesses elementos de diálogo entre o gingar dos corpos e a sociedade, o 1º Festival Noh! — Minas Dança a Dois, vai oferecer uma imersão sobre as raízes, possibilidades e profissionalização das danças de salão em Minas Gerais. Na programação, a partir de 20 de novembro, serão 22 atividades gratuitas e realizadas de forma online, entre entrevistas e workshops com renomados nomes da dança de salão em Minas Gerais, abordando temas que vão desde a produção artística até os papéis de gênero na modernidade e sua consequente desconstrução dentro dos salões de dança. Toda a programação está disponível em www.noh.art.br

O 1º Festival Noh! nasceu de um desejo antigo de Guilherme Veras, que há 21 anos atua como educador, pesquisador e especialista em linguagens das danças de salão, dominando com fluidez seus gêneros, do Blues ao Forró; do Lindy hop ao Bolero. Apesar dos vastos eventos de dança de salão realizados em Minas Gerais, além de um alto número de escolas dedicadas às técnicas dos gêneros — apenas em Belo Horizonte são cerca de 80 academias de dança — ainda faltava registrar os personagens, as memórias, os costumes e tradições que envolvem as danças de salão, refletindo sobre essa arte para além da técnica.

Nascida no berço renascentista europeu, e introduzida no Brasil pela corte portuguesa, que inaugurou o formato do abraço entre os pares junto a papéis de etiqueta para “cavalheiros e damas”, a dança de salão também recebeu influências diversas dos indígenas e dos povos africanos, com criatividade, espontaneidade e improviso, formatando misturas únicas entre as expressões do corpo, do Ballet ao Samba, do Pasodoble ao Maxixe. “Ao longo da história, as danças de salão ocuparam diversos espaços, desde clubes burgueses de prestígio social a encontros e festejos populares nos guetos e comunidades, criando aproximações sociais únicas. Hoje, as danças de salão carregam essa dualidade associada a diversos outros saberes”, diz Guilherme.

Programação
As raízes das danças de salão, bem como os seus desdobramentos nas representações e discussões importantes da contemporaneidade, a partir de questões ligadas a negritude e debates raciais, protagonismo das mulheres e cultura LGBTQIA+, por exemplo, norteiam a programação do 1º Festival Noh!, viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc. O material multimídia, com 11 entrevistas e 11 workshops, foi previamente gravado, editado e disponibilizado gratuitamente no site www.noh.art.br. Os vídeos entram no ar dia 20 de novembro, a partir das 17h, com classificação livre e para todos os públicos.

Entre os professores e palestrantes estão grandes referências como Jomar Mesquita, fundador e diretor artístico da Mimulus Cia de Dança e coreógrafo de companhias como Bolshoi do Brasil, Grupo Galpão, Ballet Jovem de Minas Gerais, entre outras; e Mauro Fernandes, dos principais jurados de dança de salão no país, com 31 anos de atuação, tendo participado como jurado de programas como “Dança dos Famosos” (Globo) e “Se Ela Dança eu Danço” (SBT).

Guilherme Veras – Foto Alice Guimarães

Sobre Guilherme Veras
Natural de Belo Horizonte, Guilherme Veras, de 36 anos, atua desde 1999 como educador e especialista em linguagens de dança a dois (danças de salão), capoeira e culturas populares. Fez parte do GE da Mimulus CIA de Dança e estudou na Escola Mimulus, tendo contato com danças norte-americanas como o Lindy Hop, Swing West Coast e Hustle, entre outras áreas do saber ligadas à dança.

SERVIÇO
1º Festival Noh! – Minas Dança a Dois
Quando. Estreia dia 20 de novembro, às 17h
Onde. Toda a programação está disponível em www.noh.art.br
Quanto. Gratuito, com inscrição prévia pelo site

Anúncios