Edital rolando para artistas plásticos - Santa Tereza Tem
Logo

Edital rolando para artistas plásticos

Casa J lança em Santa Tereza projeto Tapume para muralistas e grafiteiros

Como dizem e a gente não pode negar, Santa Tereza, em Santa Tereza a arte, seja a música, cerâmica, capoeira, dança, artesanato, está por toda parte. E a @casajgaleria J compõe esse cenário, pois é um espaço dedicado à arte e ao design.

Criada em 2016, ocupa uma casa da década de 1940, que segundo o seu fundador, o galerista Jocimar Soares, que busca difundir a arte para todos, dando acesso a novos artistas e trazendo diversos colaboradores. Como exemplo ele cita a Feira Axé dos Amigos, no fim de semana de 13 e 14 de novembro, que em breve será mensal.

Jocimar Soares – foto/crédito Pedro Cabral

Jocimar explica que a @casajgaleria na esquina da Rua Salinas com Gabro, é uma galeria de arte e sua residência ao mesmo tempo.  “A presença de uma transforma a outra, o que a torna diferente por causa da galeria e a galeria é diferente por causa da casa. A partir da consciência desse processo, existe a perspectiva da galeria-casa como obra. A fusão entre casa e galeria, cria a identidade do lugar”. 

Projeto Tapume

Jocimar, dentro desta visão de difusão da cultura, disponibiliza a fachada da casa para artistas que trabalham com murais, grafite e arte de rua. Esses artistas são convidados a desenvolver um trabalho tendo como base tapumes que são colocados na parede externa da Casa J. Esse é o Projeto Tapume.

O legal do projeto é que mesmo sem entrar na casa as pessoas que transitam por ali podem acompanhar o artista na criação da obra, desde o início até a sua finalização.

Esta é a segunda edição do projeto e o nome foi sugerido pela artista plástica aqui de Santa Tereza, a Camila Lacerda, mediante a um projeto já existente no Sesc Palladium intitulado Projeto Parede.

Na primeira edição o artista, Arnaldo Soares “ Nadu Soares”, criou um belo painel com cores predominantes em cinza e que será substituído pelo próximo graffiti, que será ainda escolhido.

Como participar

Todos do graffiti e muralistas estão convidados a participar do processo de escolha por meio de inscrição do edital, que irá selecionar artista para uma intervenção ao vivo em um painel de 660cm x 210cm, localizado na parte externa da Casa J, do lado da Rua Salinas.

O prazo de inscrição termina no dia 30 de novembro e podem participar todos os artistas plásticos residentes no Brasil, com idade superior a 16 anos. Outras informações,  quesitos do edital e inscrição clique neste link Edital Casa J – Projeto Tapume

Serviço
Edital Projeto Tapume – Inscrições pela internet e a data vai até o dia 09 de janeiro de 2022.


Local: @casajgaleria – @casaj_arte
Rua Gabro 11 Santa Tereza BH-MG

Anúncios